A Prefeitura de Goiânia vai liberar a abertura do comércio a partir de quarta-feira (31). O esquema de funcionamento segue o modelo proposto pelo estado de Goiás, sendo 14 dias com comércio não essencial fechado seguidos de 14 dias em funcionamento. O decreto com as definições deverá ser publicado ainda neste sábado (27). 

O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) durante uma reunião com empresários nesta tarde. Os estabelecimentos deverão seguir protocolos de segurança para evitar a contaminação e a disseminação do coronavírus. Além disso, as atividades terão horários de funcionamentos específicos, no entanto, ainda não foram divulgados mais detalhes. 

Com esse modelo adotado, Goiânia passa acompanhar as medidas do Governo do Estado, que é de abertura das atividades de 14 em 14 dias. As atuais regras duram até a próxima terça-feira (30). No dia seguinte passa a valer o novo de decreto que será divulgado nas próximas horas pela prefeitura. 

Até as 18h deste sábado, Goiânia estava com 94% de ocupação dos leitos de UTI, e o mesmo percentual de vagas de enfermaria. 

O governador Ronaldo Caiado já havia informado que manteria o compromisso de autorizar a reabertura do comércio não essencial em Goiás a partir de quarta-feira (31), mesmo com as altas taxas de ocupação dos hospitais no estado.

Reuniões 

A Prefeitura de Goiânia apresentou para entidades dos setores produtivos, na quinta-feira (25), uma proposta inicial de funcionamento do comércio não essencial, que seria dividido em seis regiões e abriria três dias da semana. O modelo era parecido com as regras seguidas por Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. 

Na sexta-feira (26), houve uma reunião entre integrantes da prefeitura e do governo, após Ronaldo Caiado (DEM) se pronunciar que não havia sido consultado sobre o decreto. Após a reunião, o prefeito decidiu por não seguir o modelo de escalonamento por regiões. 

Rogério Cruz voltou a se reunir com representantes da indústria neste sábado, onde apresentou a proposta e anunciou que vai seguir o decreto estadual.

G1