O projeto Cultura em Casa tem movimentado a cultura em Goiás, durante o período de distanciamento social, em razão do combate à Covid-19. Já está disponível, no canal no YouTube da Secult Goiás, uma série de conteúdos de arte e entretenimento.

Nesta primeira semana do projeto Cultura em Casa, foram publicados vários vídeos da Orquestra Filarmônica Digital. Nessa iniciativa, os músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás tocam o repertório trabalhado pela Orquestra e músicas populares, direto de suas casas. A produção de conteúdo digital é organizada pelos músicos, com o maestro Neil Thomson.

Nessa semana, também foi ao ar a leitura dramática de um fragmento do texto “Por Anna”, uma livre adaptação do Diário de Anne Frank, escrito e interpretado por Tetê Caetano, atriz, diretora de teatro e coordenadora do Centro Cultural Martim Cererê.

Outros destaques do projeto Cultura em Casa são os videocasts temáticos. Já está disponível um videocast com dicas sobre como ingressar na carreira profissional de produtor cultural, com Cláudia Fernandes (produtora cultural e gerente de Eventos Culturais, Artísticos e das Salas de Espetáculo, da Secult Goiás). Nesse vídeo, a produtora comenta sobre o funcionamento do universo dos eventos. Outro videocast lançado nesta semana foi a Sessão Sofá, com Jarleo Barbosa (gerente de Audiovisual, da Secult Goiás) e Fabrício Cordeiro (coordenador do Cine Cultura), em que conversam sobre o filme Suspiria (1977, Itália, 95 min, dir: Dario Argento), um clássico do horror italiano.

Entre os conteúdos lançados, durante a primeira semana, pelo projeto Cultura em Casa, também se destaca a gravação da abertura da Temporada 2020 do Teatro Goiânia, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Jaime Alem, com participação especial de Nair Cândia. O concerto Jaime Alem – Viola Caipira e Orquestra, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, está disponível em três vídeos.

Todos os conteúdos estão disponíveis no canal da Secult no YouTube.

Cultura em Casa

Para disponibilizar opções de entretenimento e facilitar o acesso à arte durante o período de distanciamento social em razão do combate à Covid-19, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura, lançou o projeto Cultura em Casa.

Desde 30 de março, o canal da Secult Goiás no YouTube e suas demais redes sociais recebem conteúdos das mais diversas expressões artísticas, periodicamente. São lives e gravações de apresentações musicais, espetáculos teatrais, literatura encenada, palestras, dicas de filmes, e muito mais.

Fonte: Secult Goiás