Um levantamento feito pela empresa Opensignal mostrou que dentre as capitais brasileiras, Goiânia é a cidade que apresenta a terceira internet 4G mais lenta. De acordo com a pesquisa, a velocidade de navegação de telefonia móvel varia entre 29.3 Mbps e 14.7 Mbps e a velocidade de conexão média na cidade goiana é de 17.7 Mbps.

Em contrapartida, Porto Alegre, Brasília e Curitiba têm as melhores velocidades, com 24 Mbps, 21.3 Mbps e 20.7 Mbps, respectivamente. Ainda segundo a pesquisa, Goiânia só tem conexão mais rápida que Fortaleza, cuja média é de 14.3 Mbps, e Manaus 13.3 Mbps.

Além disso, no início de 2019, a Opensignal elaborou um relatório revelando que a internet 4G no Brasil apresentou uma queda em relação ao ano anterior. Com informações de mais de 395 mil usuários, foi constatado que houve aumento da disponibilidade, mas que a frequência não está sendo totalmente aproveitada.

Segundo informações da empresa especializada em mapeamento de cobertura sem fio, a Anatel, agência reguladora brasileira, tem limpado as frequências de sinais de transmissão analógicos nos últimos quatro anos após o fim da TV analógica, dessa forma, espera-se que a banda larga móvel no Brasil melhore.

A Opensignal ressalta ainda, que as métricas de velocidade e disponibilidade usadas pela empresa garantem bons indicadores de progresso no setor móvel brasileiro, apesar disso, é o desempenho dos aplicativos e serviços móveis usados ​​pelos consumidores a verdadeira medida de um país.

Fonte: Jornal Opção