A General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira (24) um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028. Segundo a montadora, os investimentos começam a partir deste ano.

O anúncio acontece pouco mais de um mês após o desligamento de mais de mil funcionários da empresa no estado de São Paulo.

A montadora destacou que o investimento tem foco em mobilidade sustentável, abrange a renovação completa do portfólio de veículos e o desenvolvimento de tecnologias para o mercado local, além de criação de novos negócios.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta, em Brasília (DF), em encontro do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice Geraldo Alckmin (PSB), com Shilpan Amin e Santiago Chamorro, presidentes internacional e da América do Sul da GM, respectivamente.

Além dos investimentos com foco na mobilidade sustentável, a GM afirmou que as fábricas da empresa no país receberão ‘evoluções que as tornarão mais modernas, ágeis e sustentáveis’.

“A companhia segue com sua visão de futuro, de um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Esta estratégia engloba recursos avançados de segurança veicular e de produtos cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental”, diz a companhia em nota.

No Brasil, a GM possui cinco fábricas, sendo três delas no Estado de SP — nas cidades de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes –, uma no Rio Grande do Sul, em Gravataí, e outra em Santa Catarina, na cidade de Joinville.

Investimento um mês após demissões
O investimento anunciado pela GM acontece pouco mais de um mês após cerca de 1,1 mil funcionários aderirem a um Plano de Demissão Voluntário aberto pela empresa.

Aprovado pelos trabalhadores, o PDV foi aberto depois da Justiça do Trabalho determinar o cancelamento de 1,2 mil demissões que a GM havia feito nas três unidades.

“É uma grande contradição porque a gente viu, há alguns dias, a GM demitindo 1.200 [funcionários] no Estado de São Paulo e toda a luta que teve do Sindicato para o cancelamento das demissões. A gente já colocava, naquela época, a nossa posição de que a montadora, mesmo anunciando que teve queda na venda de veículos, que teria total condição de manter todos os postos de trabalho, ao contrário do que ela falava, de toda a queda que ela tinha”, afirmou Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos

630 funcionários da GM aderem ao Plano de Demissão Voluntária em São José

O sindicalista afirmou que pretende convocar uma reunião com a empresa para que sejam detalhados os investimentos.

“A gente já tem um acordo de investimentos que foi feito em 2019, que a empresa tem que cumprir, e se for ter algum novo investimento, é claro que o Sindicato vai brigar e batalhar para que os investimentos venham para São José dos Campos”, completou.

G1