Dados são do Corpo de Bombeiros. Reservas ambientais também são afetadas.

O número de incêndios na zona rual em Goiás entre os meses de janeiro e junho de 2019 é 31,9% maior do que o mesmo período do ano passado. Os dados são do Corpo de Bombeiros, que apontam ainda para aumento das ocorrências no mês de julho. Comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 25,3%.

As informações da corporação mostram, ainda que as ocorrências em culturas agrícolas aumentaram 24% no mês passado em relação ao mesmo período de 2018. Entre janeiro a julho, o crescimento foi de 44%. Foram 59 ocorrências registradas neste período no ano passado, contra 85 em 2019.

Além disso, a primeira ocorrência registrada em culturas agrícolas em 2018 foi registrada em maio. Neste ano, não houve um mês em que não acontecessem incêndios em plantações.

No que diz respeito a incêndios que aconteceram na vegetação, o aumento é de 25,3% em julho de 2019 com relação a 2018. No acumulado do ano (janeiro a julho), 3.025 casos foram registrados pelos bombeiros em 2018, contra 3.985 em 2019, o que representa um aumento de 31,7%.

Reservas ambientais

O aumento nos focos de incêndio no estado de Goiás tem atingido também as reservas ambientais. O Parque da Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia, foi vítima de três incêndios de grandes proporções em um período de 30 dias.

Nos dias 19 e 20 de julho, 26 hectares do parque foram consumidos pelas chamas, uma área equivalente a 26 campos de futebol. Além das duas ocorrências, foram registrados focos no Bairro Goiá II, Residencial Brisas do Cerrado, Setor Santo Hilário e nas margens da BR 153, todos em Goiânia.

Na tarde desta segunda-feira (19), outro incêndio atingiu o parque. Desta vez, 3 hectares foram atingidos. Foram necessárias oito viaturas e 28 profissionais para controlar as chamas, que tiveram início por volta das 13 horas da tarde.

A Serra das Areias é a principal Área de Proteção Ambiental (APA) da região metropolitana da capital. As nascentes da região são responsáveis por cerca de 15% do abastecimento de água de Aparecida de Goiânia. A extensão total da reserva é de 2.890 hectares.

Prevenção

De acordo com a assessoria da corporação, nessa época do ano os incêndios florestais são muito comuns devido ao tempo seco. Por esse motivo, os bombeiros recomendam a criação de aceiros de 1,5 metro nos terrenos para evitar que as chamas se espalhem.

Outra recomendação é evitar jogar lixo nas rodovias. Muitos materiais podem dar início a focos de incêndios, como bitucas de cigarro e garrafas de vidro. Os bombeiros alertam ainda que fazer a limpeza de terrenos com fogo, além de crime ambiental, podem espalhar as chamas.

Fonte: Mais Goiás