Motoristas goianos estão entre os que dão preferência para abastecer com etanol. Em todo o País, alta foi de mais de 10% no uso do combustível, representando 48,3% do consumo.

A Agência Nacional Do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta terça-feira, 4, dados que indicam aumento de 10,5% do consumo de etanol no Brasil em 2019. Entre os cinco Estados com taxa de consumo que superam o da gasolina, Goiás figura com média de 2,1 litros de etanol a cada litro de gasolina vendida para veículos de passeios e carga leve.

Segundo o relatório divulgado pela ANP, o aumento é reflexo da manutenção de um contexto externo favorável a ampliação das vendas de biocombustíveis.

Para o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Antônio de Pádua Rodrigues, apesar dos números já significativos, que para ele demonstra mudança de preferência do consumidor, ainda é necessário ampliar a consciência para as vantagens do etanol. “Além de ter um preço mais vantajoso em muitos estados, o etanol traz sustentabilidade socioeconômica e ambiental para o país”, avalia Antônio.

Conforme aponta a ANP, a liberdade de escolha do combustível propiciou economia próxima de R$ 3,95 bilhões aos consumidores. Estimativa que considera o menor gasto por quilômetro rodado. Além disso, a Agência afirma que os benefícios coletivos, pelo caráter de energia limpa e renovável.

Fonte: Jornal Opção