Quem tem os cabelos oleosos, já deve ter recorrido ao velho truque de utilizar talco no cabelo para tirar o aspecto oleoso. Entretanto, o shampoo a seco veio para acabar com isso!

O shampoo a seco é um pó com composição específica para cabelos, que retira a oleosidade do cabelo e devolve o aspecto opaco e leve dos cabelos. Atualmente ele é muito utilizado em situações corridas, como um compromisso de última hora, em que não se tem tempo de lavar, secar e modelar o cabelo novamente.

Contudo, tem que ter cuidado ao utilizar e como escolher o melhor shampoo a seco para seu tipo de cabelo.

Como funciona

Antes de mais nada, aplicar o spray no cabelo e deixar não é suficiente para ter um bom resultado. É preciso seguir alguns passos.
1- Agite bem

Primeiramente, agite bem o produto por uns instantes. Isso serve para misturar todas as substâncias e assim também formar um jato homogêneo.
2- Separe o cabelo

Em seguida, divida o cabelo em mechas para que o produto penetre bem e entregue assim um resultado satisfatório.
3- Mantenha distância

Ao aplicar o produto no cabelo, mantenha a uma distância entre 15 e 30cm do cabelo, evitando dessa forma o acumulo no cabelo.
4- Espere

Logo depois de aplicar, espere alguns instantes para o produto penetrar nos fios.

Além disso, é importante massagear o couro cabeludo após a aplicação do produto, para um resultado melhor.
6- Penteie os cabelos

Por fim, penteie bem os cabelos para que os resíduos de produto saiam e o cabelo fique com o aspecto desejado.

Além disso, quem tem os cabelos secos ou ressecados deve tomar cuidado ao usar o shampoo a seco. Muitas marcas prometem não agredir o cabelo, entretanto os cabelos secos já não tem oleosidade excessiva natural, então ao utilizar o produto pode ter um efeito negativo como resultado.
Quando usar

Definitivamente, um shampoo a seco não substitui a lavagem tradicional dos cabelos, com água e shampoo normal, contudo ele quebra um galho quando se precisa.

Por exemplo:
às vezes em compromissos de última hora; assim também para quem não quer lavar o cabelo todo dia por causa de academia ou por ter feito chapinha ou babyliss; da mesma forma para quem naturalmente tem a raiz oleosa e não quer lavar naquele dia; igualmente para quem evita lavar muito o cabelo para manter um procedimento químico ou coloração.

Dessa forma, também é bem útil para remover cheiros fortes do cabelo, como gordura e cigarro.
Erros comuns ao utilizar shampoo a seco
1- Não use sem necessidade

Muitas pessoas costumam utilizar o shampoo a seco para dar volume aos cabelos. Entretanto, o objetivo dele não é esse. Se você não tiver os cabelos oleosos, ele pode ressecar. Atualmente, já existem produtos específicos para essa finalidade, portanto opte por eles.
2- Não usar corretamente

Apenas aplicar o produto no cabelo e deixar não vai entregar um cabelo bonito e leve como resultado. Tem que seguir os passos de uso, de acordo com a recomendação do fabricante, massageando o couro cabeludo e penteando no fim para alinhar.
3- Usar em excesso

Não é recomendado usar várias vezes ao dia, pois às vezes pode acumular pó no couro cabeludo e ocasionar o entupimento dos folículos capilares. Nesse sentido, pode desenvolver caspa e seborreia.
4- Não usar a quantidade correta

Enfim, o excesso nós já entendemos que faz mal, por outro lado a escassez de produto também. Ao usar, deve-se dosar a quantidade ideal para seu cabelo para que o produto consiga fazer efeito.
5- Aplicar na raiz

Ao utilizar o produto, cuidado para não aplicar diretamente na raiz e muito próximo também. Ainda assim, o recomendado, frequentemente, é uma aplicação com a distância minima de 15 cm.
Como escolher o melhor
1- Analise seu tipo de cabelo

Se você tem os cabelos oleosos, por exemplo, procure aqueles que contenham ingredientes adstringentes como alecrim e jaborandi. Eles ajudam a retirar a oleosidade, bem como ajudam no combate a caspa e a seborreia.

Entretanto, se seu cabelo já for seco, procure produtos que contenham ingredientes hidratantes como por exemplo óleo de coco e D- Pantenol. Isso impede que o uso do shampoo a seco resseque tanto os cabelos.
2- Veja a cor do seu cabelo

Atualmente, já existe no mercado produtos específicos para cada tom de cabelo, inclusive para as morenas. Eles não deixam os cabelos esbranquiçados e acinzentados.
3- Cabelos quimicamente tratados

Veja também se o seu cabelo possui químicas como alisamento, relaxamento ou progressiva, e busque produtos apropriados. Nesse sentido, algumas marcas já desenvolveram produtos específicos para essa situação, que seja como for, não vão ressecar mais ainda o cabelo ou diminuir a vida útil do processo.
4- Escolha a fragrância

É importante avaliar a fragrância ao escolher um shampoo a seco, afinal ele permanecerá no seu cabelo por um bom tempo. Você pode escolher tendo como base seu perfume ou desodorante, nesse sentido fica tudo alinhado.
5- Verifique as funções extras

Atualmente, os shampoos a seco fazem mais do que só isso. Alguns também dão volume aos cabelos ou possuem proteção UV. Vale a pena olhar isso antes de escolher um.