As denúncias sobre a possível localização de Lázaro Barbosa, procurado há 15 dias por uma força-tarefa policial, podem ser feitas por meio do aplicativo Brasil Mais Seguro a partir desta quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), o objetivo é usar o georreferenciamento do programa para evitar trotes.

O programa pode ser baixado gratuitamente por meio das lojas de aplicativos nos sistemas operacionais Android iOS.

O app filtra as denúncias por raio de 100 km e informa a localização do denunciante. O G1 questionou a SSP qual o ponto central para base dessa delimitação de ária e aguarda retorno.

Segundo responsável pelo aplicativo, Fernando Eduardo da Veiga, o programa está sendo usado pela primeira vez nesta ocasião e, por enquanto, exclusivamente para ajudar nas buscas pelo fugitivo. De acordo com ele, a pessoa que for usar o app pode só enviar um alerta, até sem mensagem, que a localização é enviada imediatamente à central de monitoramento.

“No momento que tiver qualquer pista do foragido ou se sentir inseguro, clique no botão de alerta que já cai na central de monitoramento. Mesmo se [a pessoa não tiver] internet quando clicar no botão de alerta, [o app] grava aquela localização e envia assim que se conectar”, explicou.

A iniciativa pode facilitar o trabalho dos policiais, que receberam cerca de 1 mil denúncias em um dia por meio de telefone divulgado para receber informações sobre o procurado ((61) 9 9839-5284).

Segundo os investigadores, pessoas de outros estados começaram a entrar em contato e a maioria das pistas era falsa. No início da tarde desta quarta-feira, a delegada Paula Meotti divulgou que já haviam chegado mais de 3,8 mil denúncias por meio do telefone.

15 dias de buscas

As buscas por Lázaro Barbosa entraram no 15º dia seguido, nesta quarta-feira. Mais de 270 agentes atuam na caça pelo criminoso. O criminoso é procurado nas regiões de Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás, na região do Entorno do DF.

A SSP de Goiás informou que a força-tarefa continua avançando na procura pelo fugitivo e que a operação acontece durante o dia e à noite, sem cessar.

Além de policiais e bombeiros, a caçada conta ainda com rádios comunicadores que têm um alcance de até 30km, drones equipados com sensores de movimento que estão sendo usados em áreas onde o sobrevoo de helicóptero é mais arriscado, e cães farejadores, entre eles, a cadela Cristal, que ajudou nas buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho (MG).

Lázaro Barbosa, de 32 anos, é suspeito de matar família no DF e fugir para Goiás — Foto: Reprodução/TV Globo
Lázaro Barbosa, de 32 anos, é suspeito de matar família no DF e fugir para Goiás — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja percurso feito por Lázaro Barbosa de Sousa após matar família no DF — Foto: Arte/G1
Veja percurso feito por Lázaro Barbosa de Sousa após matar família no DF — Foto: Arte/G1

G1