Equipes de fiscalização e da Polícia Militar encerraram festas com aglomeração de pessoas após operações das prefeituras de Goiânia e Anápolis, a 55 km da capital. Nas duas cidades tiveram multas, interdições de bares e festas clandestinas. Vídeos feitos pelas equipes mostram dezenas de jovens sem máscara e aglomerados (veja acima).

Em Goiânia, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) acabou com uma festa que reunia dezenas de pessoas no Residencial Bela Vista, na sexta-feira (19). Nesse dia, a fiscalização foi a 17 locais, entre bares, restaurantes e distribuidoras, e aplicou 14 multas, fechamentos e interdições.

Na madrugada de sábado (20), a Polícia Militar recebeu uma denúncia de festa clandestina em uma chácara entre Anápolis e Leopoldo de Bulhões, a 56 km de Goiânia. No local, havia centenas de jovens aglomerados. A PM encerrou o evento.

Festas com aglomeração de pessoas são encerradas após operações em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Festas com aglomeração de pessoas são encerradas após operações em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Na manhã de sábado, um vídeo registrou uma aglomeração na Região da 44, no Setor Central de Goiânia. No local, havia três carros de som e pessoas dançando, sem máscara, no meio de uma rua. Em nota, a Associação Empresarial da Região da 44 (Aer44) informou que orienta os lojistas sobre as medidas de prevenção a Covid-19, mas que a fiscalização é de responsabilidade da prefeitura. A reportagem solicitou um posicionamento à GCM e aguarda retorno.

Fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, da Vigilância Sanitária e da GCM também acabaram com aglomerações em pelo menos três bares, sendo um no Parque Amazônia e outros dois no Setor Marista, na noite de sábado. Segundo a prefeitura, nos dois lugares havia várias pessoas sem máscara e aglomeradas (veja vídeo abaixo). Além disso, alguns dos estabelecimentos estavam funcionando fora do horário permitido pelo decreto, 22h.

G1 ligou, às 15h44 deste domingo (21), nos bares em que houve a fiscalização para solicitar um posicionamento, mas nossas ligações não foram atendidas.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, até o início da tarde deste domingo (21), o município havia registrado um total de 57 fiscalizações neste final de semana, com 25 multas, 10 fechamentos, 20 pessoas intimadas e 21 multadas por falta de máscara.

Leitos de UTI lotados

Goiás já ultrapassou 380 mil casos de coronavírus até este domingo (21), segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Com o crescente número de infectados, hospitais da rede pública registraram 100% de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Ao todo, a rede pública estadual de saúde tem 371 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Neste domingo, a taxa de ocupação está em 94,49%. Na enfermaria, o número está em 58,66%.

Já na rede municipal de Goiânia, dos 215 leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus, 73,02% estão ocupados. Na enfermaria, o índice é de 73,33%.

G1