Segundo estudo, no pior dos cenários, os efeitos significativos da pandemia poderão ser sentidos até 2023. No melhor, os efeitos negativos podem se dissipar a partir do final de 2021.

Estudo feito pelo Centro de Macroeconomia Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os efeitos da pandemia de coronavírus na economia brasileira podem fazer com que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 termine com uma retração de 4,4%. Caso se confirme essa projeção, seria a maior retração registrada no país desde 1962, quando iniciou a série disponível no site do Banco Central.

Segundo o estudo, no pior dos cenários, os efeitos significativos da pandemia poderão ser sentidos até 2023. No melhor, os efeitos negativos podem se dissipar a partir do final de 2021.

O cenário simulado pela FGV considera que a economia brasileira sofrerá com efeitos de mesma magnitude que os registrados durante a crise financeira de 2008, dada a redução da atividade global, especialmente nas economias chinesa, europeia e americana. Também considera os impactos domésticos similares aos registrados no pós-greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

Segundo Emerson Marçal, coordenador do Centro de Macroeconomia, a simulação recupera os efeitos que importantes crises domésticas e externas geraram sobre a economia brasileira para estimar os possíveis efeitos oriundos da pandemia em termos de magnitude e duração. “Este custo será tão menor quanto mais rápido houver uma normalização nos principais mercados internacionais e quanto melhor o governo brasileiro, nos seus diversos níveis, mostrar-se capaz de gerir a crise  doméstica”, explica.

Revisões

Nos últimos dias,  bancos e consultorias começaram a prever um resultado mais fraco da economia brasileira este ano, com chance, inclusive, de uma nova recessão por causa da pandemia de coronavírus. O JP Morgan já prevê retração de 1%, praticamente a mesa do banco Goldaman Sachs (-0,9%).

A onda de revisões deve gerar uma nova redução na média das projeções na próxima edição do Boletim Focus, do Banco Central, que reúne as estimativas do mercado financeiro para indicadores da economia. Na última edição, publicada na segunda-feira passada, a expectativa de crescimento do PIB brasileiro era de 1,68%. Foi a quinta semana de revisão para baixo consecutiva.

Fonte: Agência O Globo