Ele assume no lugar de Elmer Vicenzi, demitido com menos de um mês no cargo.

Após mais uma baixa, o Ministério da Educação confirmou o nome de Alexandre Ribeiro Pereira Lopes como o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele assume no lugar do delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi, que pediu demissão nessa quinta-feira (16).

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) exonerou Elmer Vicenzi, pouco mais de duas semanas após ele tomar posse do cargo. A assessoria de comunicação do Inep não informou o motivo que levou à saída dele.

Vicenzi foi levado para o órgão pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, com a missão principal de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro do cronograma deste ano.

O novo presidente foi secretário de Políticas Públicas do Distrito Federal até dezembro de 2018. Neste ano, ele assumiu o cargo de diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República. Alexandre é analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Agência O Globo