O Departamento Estadual de Trânsito passa a adotar nesta segunda-feira, 16, medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid 19). Para evitar a aglomeração de pessoas na autarquia e nos Vapt Vupts, temporariamente, não haverá atendimento presencial para os serviços disponíveis no site ou no aplicativo DetranGO On.

A partir de hoje, os usuários que precisarem, por exemplo, protocolar recurso de multa, indicar real condutor, licenciar veículos, solicitar segunda via ou CNH definitiva deverão buscar atendimento exclusivamente pelo aplicativo ou pelo site www.detran.go.gov.br. Os atendimentos na sede, Ciretrans ou Vapt Vupts serão exclusivos para serviços não disponíveis em outras plataformas, como transferência de propriedade, inclusão de veículo novo, renovação de Carteira Nacional de Habilitação e liberação de veículos recolhidos ao pátio. Mesmo presencial, a renovação de CNH será feita somente com agendamento, que também deve ser feito pelo site.

Apesar das mudanças, todos os serviços de emissão de documentos de veículos e habilitação, recursos, comunicado de venda, emissão de certidões e consultas continuam sendo prestados normalmente à população. “Queremos deixar claro que não estamos interrompendo os serviços. Todos serão atendidos, mas alguns, só remotamente. É uma medida necessária e temporária. Por isso, esperamos contar com a colaboração dos usuários”, esclarece o diretor de atendimento e inovação institucional, coronel João Batista de Freitas Lemes.

Triagem e suporte

Seguindo o protocolo de prevenção, o número de pessoas circulando pelo prédio da sede da autarquia também será controlado. Por dia, além dos servidores, cerca de duas mil pessoas circulam pelos corredores do prédio, localizado na Cidade Jardim, em Goiânia. A partir de agora, o acesso será restrito a usuários em atendimento.

A triagem para o acesso à sede será feita na entrada e não será permitido o acesso de acompanhantes. A medida se faz necessária porque, apesar dos alertas, nessa segunda-feira, foi grande o número de acompanhantes, inclusive crianças e idosos, que transitaram pela unidade.

O controle será feito por atendentes. Os usuários cujos serviços não estiverem disponíveis online, terão acesso ao atendimento presencial. Para os demais, serão oferecidas orientações sobre o autoatendimento. A expectativa é que a circulação de pessoas na sede tenha redução significativa. Quem tiver dúvidas sobre os serviços online poderão saná-las pelo telefone 154. O aplicativo está disponível nas versões IOS e Android nas lojas App Store e Google Play;

Os serviços não emergenciais como agendamento de bancas teóricas e práticas, junta médica e junta técnica foram temporariamente suspensos visando resguardar a saúde dos candidatos. O Detran-GO esclarece que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para que não haja prejuízos a população.

Serviços disponíveis pelo aplicativo DetranGO On e site

Veículos
– Consulta geral de situação de veículos
– Alteração de endereço no mesmo município
– Licenciamento
– IPVA
– CRLV-e
– Certidão de propriedade de veículos

Habilitação
– CNH definitiva
– 2ª via
– Abertura de processo para 1ª habilitação
– Consulta geral (processo, pontuação)
– Certidão de Prontuário

Outros
– Transferência de pontuação (Indicação de Real Condutor)
– Recurso de multas de competência do Detran-GO ou Goinfra
– Rastreamento de CRV
– Certidão de acidente de trânsito

Fonte: Jornal Opção