Trecho em reforma liga capital a Senador Canedo, em uma via de 8,1km. Previsão é que trabalho seja concluído até o final de 2020.

A Prefeitura de Goiânia deu início às obras de continuação da Avenida Leste-Oeste, nesta segunda-feira (15). Os trabalhos serão concentrados no trecho do sentido leste, que se estende por 8,1 quilômetros. O trajeto liga a Rua 74, no Setor Central, até a Avenida das Cerâmicas, na GO-403, que dá acesso a Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2020.

Todo o trabalho está orçado em R$ 68 milhões e será custeado em uma parceria da prefeitura com o Governo de Goiás, que deve arcar com 50% desse valor.

Além de ressaltar a importância da obra para o sistema viário de Goiânia, o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan da Cunha Matos, explicou com será o início e a execução da obra. Ele acredita que, depois de pronta, a avenida vai contribuir para desafogar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas de Goiânia.

“É uma obra extremamente importante em parte da questão de trânsito, a integração Leste-Oeste. Inicialmente estamos executando a obra de 8,1km, que vai da divisa de Senador Canedo, da GO-403, até a Praça do Trabalhador. Estamos em um processo de licitação desse novo trecho da Castelo Branco até a divisa de Trindade. Isso deve sair ainda nesse semestre”, disse.

Trajeto

A obra ocorre simultaneamente em locais diferentes. Começando pela execução do bueiro no Córrego Palmito, entre a BR-153 e a Avenida Manchester, na Vila Moraes. A construção da ponte sobre o Córrego Botafogo, próximo à pecuária, e do viaduto da BR-153, também fazem parte da continuação da Leste-Oeste e estão inclusas no orçamento.

O trajeto da Leste-Oeste segue o leito da antiga Estrada de Ferro, saindo interseção com a Rua 74, passando entre a Estação Ferroviária e entre a obra de revitalização da Praça do Trabalhador e a Rua 67-A, até encontrar a Avenida das Cerâmicas, na GO-403, na divisa com o município de Senador Canedo.

Segundo o secretário, a princípio, não será feito nenhum desvio no trânsito e, além disso, a obra vai passar por locais onde ainda existem invasões. “Já retiramos algumas casas, mas ainda tem cerca de 250 invasões que nós vamos retirar. Nós vamos por parte, nos espaços que estiverem realmente livres para a empresa desenvolver o trabalho”, disse.

Fonte: G1 Goiás