Podem participar obras feitas a partir de janeiro do ano passado com até 25 minutos de duração. Inscrição é gratuita e vai até o dia 4 de julho. Vencedores serão conhecidos em outubro e receberão premiação em serviços para fomentar a produção.

O Festival Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para sua 19ª edição nesta terça-feira (14). Podem participar filmes com no máximo 25 minutos de duração e produzidos a partir de 1º de janeiro do ano passado, que vão concorrer dentro de cinco categorias competitivas (veja abaixo).

Os vencedores receberão troféus e prêmios em produtos e serviços para fomentar a produção audiovisual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir das 10h, exclusivamente pelo site do festival (onde também encontra-se o edital), até o dia 4 de julho.

A previsão é que as películas selecionadas sejam divulgadas até o dia 22 de julho. No ano passado, 999 obras foram inscritas.

O festival será realizado entre os dias 8 e 13 de outubro, no Teatro Goiânia, e contará com cinco categorias competitivas e uma especial. Serão elas:

  • Curta Mostra Brasil
  • Curta Mostra Goiás
  • Curta Mostra Animação
  • Curta Mostra Cinema nos Bairros
  • 18ª Mostrinha
  • Mostra especial não competitiva (aborda temas relevantes do cotidiano para promover a reflexão sobre ele)

Além da mostra, o evento contará com uma programação paralela, composta por oficinas, debates e lançamentos literários, que terão a presença de especialistas em cada área.

Seleção

Um time composto por seis especialistas é responsável pela curadoria e seleção dos filmes que disputarão os prêmios.

Posteriormente, as obras são avaliadas por júris popular e técnico – este último formado por profissionais como roteiristas, diretores e críticos de cinema.

Fonte: G1 Goiás