A Prefeitura de Goiânia disse que colocará os ‘sommeliers’ de vacina contra a Covid-19, aquela pessoa que escolhe a fabricante, no fim da fila da vacinação. A Secretaria municipal de Saúde informou que 17% dos moradores que pegaram a senha no drive-thru do shopping Passeio das Águas desistiram do atendimento causa da marca, na terça-feira (13). Isso significa que estes moradores serão vacinados após toda a população de 18 anos ser imunizada.

A secretária-executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana Ribeiro, todas as vacinas são eficazes contra a Covid-19 e receberam validação pelos órgãos sanitários. Goiânia aplicou 946.453 doses até terça-feira (13).

“Das 2 mil vagas disponibilizadas no drive-thru do Passeio Águas, 346 pessoas se recusaram a tomar a vacina. Precisamos chamar a atenção da população porque se trata de uma irresponsabilidade que tira o direito do outro de tomar a vacina nesse momento tão importante”, destacou Luana Ribeiro.

Até esta quarta-feira (14), a capital registrou 177.892 moradores contaminados com o coronavírus, sendo 5.560 mortes. Ao todo, a rede hospitalar do município tem 16.930 internações e 7.479 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O prefeito da capital Rogério Cruz (Republicanos) disse em nota que vai assinar, nos próximos dias, decreto que penaliza quem se recusar a tomar a vacina por causa da marca com o envio para o final da fila, isto é, quando todos os goianienses com mais de 18 anos estiverem vacinados.

“O prefeito reforça que todas as vacinas disponíveis no Brasil tiveram sua eficácia atestadas pela Anvisa e entende que, enquanto o poder público se esforça para garantir a imunização à população, cabe aos cidadãos, que tanto esperaram a resposta da ciência, darem suas cotas de participação para vencermos esta grave crise sanitária”, diz a nota.

Vacinação contra Covid-19 em Goiânia Goiás vacina coronavírus — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Vacinação contra Covid-19 em Goiânia Goiás vacina coronavírus — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Escolha de marca

O posto de atendimento por drive-thru no shopping Passeio das Águas não exige agendamento. A pessoa chega de carro na fila e pega uma senha. Atualmente, a prefeitura distribui 2 mil senhas diariamente para garantir o atendimento.

Porém, a prefeitura explica que moradores chegam cedo na fila, pegam a senha, e desistem de receber a vacina quando chegam no stand de vacinação e verificam qual é a marca do imunizante que é aplicado no momento.

Pelo menos 10 cidades brasileiras já tomaram a medida de bloquear os selecionadores de vacina: em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Dezenas de veículos formam longa fila na maratona de 24 horas de vacinação contra Covid-19 no Paço Municipal Goiânia Goiás — Foto: João Vitor Guedes/TV Anhanguera
Dezenas de veículos formam longa fila na maratona de 24 horas de vacinação contra Covid-19 no Paço Municipal Goiânia Goiás — Foto: João Vitor Guedes/TV Anhanguera

G1