Com apenas 15 dias de vida, a empresa Nuts Vital Sabor e Leveza, do empresário Ricardo Augusto Ribeiro de Oliveira, já tem a trilha do caminho que planejou. E há muito para falar do curto período entre o surgimento da ideia do negócio e seu funcionamento. Após ser desligado de uma multinacional em Catalão, Ricardo pegou as últimas parcelas do seguro-desemprego e foi visitar uma Feira de Produtos Naturais vendidos a granel em Brasília. Nesse momento, ele viu um horizonte para investir.

“Comecei a pesquisar, encontrei um curso e fui muito bem orientado”, destacou. Em seguida, Ricardo buscou a consultoria do Sebrae na parte de Planejamento Empresarial e Contábil. “Foram 3 meses de planejamento”, comentou. Assim, Ricardo abriu sua MEI e já partiu para saber mais sobre rotulagem, tabela nutricional e outras dúvidas quanto a manipulação dos alimentos, que os levou a realizar um curso sobre boas práticas de alimentação.

Ao lado da esposa, Angelita, criou o conceito de logomarca, a ideia da importância de cada ícone representativo e a razão de tornar-se MEI. “Não queremos ser apenas mais uma empresa, mas queremos também difundir a importância da qualidade de vida, alimentação saudável, promover sustentabilidade e mostrar que a família é a base de nossos valores”, revelou o empreendedor.

Enquanto empreendedor, Ricardo absorveu o conceito “sabor que brota da terra” e aplicou em sua realidade com maestria. A Nuts Vital oferece produtos naturais a granel e em embalagens tipo papel kraft – com conceito sustentável, tanto no ponto de venda quanto no delivery, nesse momento apenas para Catalão. “Montamos a empresa durante a pandemia, e fiz esse curso de boas práticas pelo Sebrae, que me orientou a me adequar dentro dessa situação pandêmica, um momento atípico para qualquer empreendedor”, apontou.

“O Sebrae nos deu subsídios de 50 por cento na consultoria e nos orientou sobre todos os padrões de layout, rotulagem, questões técnicas e tudo o mais que o perfil de manipulação de produtos alimentícios e armazenamento requerem. ”Fiquei muito satisfeito com o atendimento e como sanaram as dúvidas da gente; eles disponibilizaram canais com videoconferência além do 0800 para nos orientar. Agora, presencialmente, estamos sempre alinhados e só tenho a agradecer esse suporte e atenção, além dos esclarecimentos. Em meio a um tempo tão diferente, montamos o negócio e fizemos funcionar”, comemorou. 

Papel significativo

O ingresso no cotidiano empresarial, seja de qualquer porte, pressupõe todo esse aparato de conhecimento e ambientação. Fatos que o Sebrae disponibiliza presencialmente ou por meio remoto. Boas leituras também se encontram nas prateleiras virtuais do acervo rico e eclético dos sites da instituição. A exemplo, uma dica de leitura trata do perfil de mercado para investir numa MEI.

O link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/go/sebraeaz/tendencias-e-oportunidades-de-negocios-em-goias,667d25981b13a610VgnVCM1000004c00210aRCRD traz informações sobre Tendências e Oportunidades de Negócio.