A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou, nesta quarta-feira (4/8), o lançamento do edital municipal de Lei de Incentivo à Cultura. A cerimônia ocorreu na Casa de Vidro, no Jardim Goiás, com a presença do prefeito Rogério Cruz, do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, e de várias autoridades.

Com montante de R$ 4,4 milhões, o edital foi publicado no Diário Oficial do Município e receberá inscrições de 2 a 17 de outubro. Durante o evento, o prefeito destacou a amplitude do certame, que alcança dezenas de artistas e áreas.

“Sempre disse ao nosso secretário Zander que, de ponta a ponta, precisamos atender e respeitar a todos. Não importa a classe ou a área, devemos ajudar a todos e acredito que temos feito isso na administração municipal”, declarou Rogério Cruz, acrescentando que a lei de incentivo em Goiânia é uma prova e que outras virão.

O secretário Zander Fábio agradeceu a sensibilidade do prefeito em atender e ajudar os artistas goianienses. “A classe artística é uma das mais afetadas na pandemia e, desde o início de sua gestão, Cruz tem dado total atenção à área. Não é à toa que agora temos mais de R$ 4 milhões direcionados para o setor por meio deste edital”, comentou.

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura alcança projetos de caráter estritamente artístico-cultural, que tenham por objetivo promover a criação, produção e difusão artística e cultural, a preservação e difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural bem como o estímulo ao amplo conhecimento de bens e valores culturais.

O protocolo para inscrição está disponível no formato on-line, por meio de preenchimento de formulário que consta no link https://www.goiania.go.gov.br/secult/lei-incentivo/, no site da Prefeitura de Goiânia.

Presente ao evento, o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo, destacou a iniciativa. “É, sem dúvida, um grande ato e uma demonstração da importância que a gestão do prefeito Rogério Cruz dá à classe artística goianiense”, declarou.

Quem também reforçou a relevância do lançamento do edital foi o deputado estadual Virmondes Cruvinel. Ele disse que a medida demonstra que uma das principais preocupações de Cruz é atender as pessoas. “Já deixa a sua marca”, finalizou.

O superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), Nilson Jaime, e representantes de entidades de classe acompanharam o lançamento do edital.

Confira o edital aqui.