O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) anunciou que pretende abrir um total de 62 mil vagas de estágio e aprendizagem para o ano de 2021. As vagas deverão ser preenchidas até o mês de março do próximo ano.

O período conta, segundo o CIEE, com o maior volume de oportunidades do ano e a projeção é baseada no período sazonal, ou seja, quando muitos contratos chegam ao fim do período de validade, ou a graduação é concluída, no caso de estudantes universitários.

De acordo com a instituição, as vagas de estágio representam ao menos 82% das oportunidades, enquanto as de aprendizagem estão estimadas em 18%. 

A oferta poderia alcançar a marca 89 mil vagas no período, entretanto, a instituição já projeta uma queda de 30% nas contratações devido a pandemia causada pela Covid-19.

“Apesar da incerteza sobre os rumos da economia e da pandemia, percebemos uma recuperação das vagas nos últimos meses e uma boa aceitação das empresas pelas vagas de reposição previstas para final de 2020 e primeiro trimestre de 2021″, esclarece Humberto Casagrande, CEO do CIEE. 

No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas pelo período pandêmico, os estudantes poderão participar de todo o processo de seleção de maneira remota.

De acordo com a supervisora do CIEE em Goiás, Paula Denise Neto, a plataforma do CIEE permitirá que o estudante faça um vídeo se apresentando e criando uma espécie de “marketing pessoal”. “Esse vídeo será substituído por uma primeira entrevista, por exemplo. Esse estudante poderá então encaminhar o conteúdo para a vaga de interesse e passar pela seleção”.

Além disso, a plataforma 100% online também disponibiliza aos interessados diversos cursos relacionados a atitude, conceitos, técnicas e outros. “Todos agregam valor ao processo seletivo dos interessados”, garante a supervisora.

Paula lembra que os estudantes devem se cadastrar o quanto antes, se possível, ainda este mês. “Assim eles poderão acompanhar as oportunidades que vão aparecer em seu perfil. O cadastro é totalmente gratuito podendo, o próprio estudante, se auto encaminhar para a vaga de seu interesse”, explica.

A técnica garante que apesar do período pandêmico, o número de vagas sde manteve estável quando comparado aos anos anteriores. Além de Goiânia e, consequentemente, seu entorno, Paula garante que haverá uma grande quantidade de vagas para cidades como Anápolis, Rio Verde, Caldas Novas, Jatai, Goianésia e Santa Helena.

“Teremos, inclusive, no início de 2021, duas grandes seleções públicas para contratação de estagiários. Uma para o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e outra para o Ministério Público de Goiás (MPGO). Ambas com vagas para o Estado inteiro”, lembra.

Cadastro

Para participar dos processos seletivos, jovens e adolescentes precisam se cadastrar no portal do CIEE. Vale lembrar que o programa de aprendizagem é voltado para jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estejam no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou já concluíram os estudos. 

Em caso de dúvidas o estudante poderá acionar o “Fale com o CIEE” ou “Chat”, ambos localizados no portal da instituição, ou, ainda, discar o 3003-2433 — o custo é de uma ligação local em qualquer região do País, mesmo que solicite DDD.

Jornal Opção