Aparecida de Goiânia dará início à vacinação contra a Covid-19 por ordem decrescente de idade nesta segunda-feira, 31. Esta semana a imunização contemplará pessoas da faixa etária de 59 anos, independentemente de sua condição. Para receber a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

As pessoas indicadas deveram se dirigir aos postos drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento. No entanto, quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBSs) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, além da Central Municipal de Imunização, precisará agendar pelo aplicativo Saúde Aparecida.

A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (MDB), na última sexta-feira, 28, após o Ministério da Saúde publicar autorização da vacinação contra o coronavírus por faixa etária, desde que reservado percentual das doses aos grupos prioritários. “Aparecida já havia avançado bastante com a campanha quando decidiu atender todos os grupos previstos no PNI. É uma mobilização para salvar vidas”, afirmou.

Ainda foi reforçado que, a partir das próximas remessas de imunizantes que chegarem na cidade, 30% serão reservados para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários definidos pelo governo federal e 70% para a população da faixa etária atendida. “Continuaremos respeitando as regras do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Imunização, como sempre fizemos. Trabalhamos para avançar cada vez mais, de forma eficiente e rápida, a imunização dos aparecidenses”, destacou o prefeito.                                

Números de Aparecida


Até a última sexta-feira, 28, mais de 130 mil doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Aparecida de Goiânia, sendo 90.287 referentes à primeira etapa da imunização e 40.501 ao reforço. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chegou a identificar um total de 12.562 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. No entanto, a SMS explica que todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde.

Jornal Opção