O Google permitirá o bloqueio de janelas pop-up de notificações em sites acessados via Chrome. A novidade estará disponível na versão 84 do navegador, a ser lançada em 14 de julho, e tem como objetivo proteger os usuários de ações abusivas ou enganadoras. Exemplo disso são páginas que induzem ou obrigam a ativação desses alertas para o acesso a um ou mais conteúdos.

“Os avisos de notificação abusivos são uma das principais reclamações de usuários que recebemos sobre o Chrome. Uma grande porcentagem de solicitações de notificações vem de um pequeno número de sites abusivos. Proteger os usuários desses sites melhora a segurança e a privacidade do usuário na web e contribui para uma melhor experiência de navegação”, explicou uma publicação no blog do Chromium.

A Google havia lançado outras maneiras de reduzir notificações abusivas em sua plataforma, contudo, agora impedirá que de fato continuem aparecendo. A companhia ainda declarou que informará, via Search Console, aos administradores de sites quando detectar alertas desse tipo. Eles terão 30 dias para removê-los de seu domínio e, após isso, será preciso enviá-lo para nova avaliação.