Trecho prevê a retirada de deficientes intelectuais leves e moderados do direito a receber pensão dos pais. Presidente e governador também conversaram sobre o acesso do Estado aos fundos constitucionais.

Em visita a Goiânia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que há a possibilidade de rever o artigo 28 da Reforma da Previdência. O artigo prevê a retirada de deficientes intelectuais leves e moderados do direito a receber o benefício de receber pensão dos pais. Se aprovado como está, o texto deve incluir no benefício apenas os deficientes de grau elevado.

A pergunta foi feita por uma repórter de televisão estatal, que é mãe de uma criança autista. Os demais repórteres da imprensa não tiveram acesso ao salão verde do Palácio das Esmeraldas, sede do Governo Estadual de Goiás, em Goiânia.

Em resposta, Bolsonaro disse que “os pedidos da primeira dama são irrecusáveis e inadiáveis”. Isso porque Michele Bolsonaro teria feito uma intervenção sobre o assunto. No dia da posse, ela fez um discurso em libras que repercutiu positivamente mas, por outro lado, recebeu críticas devido à alteração proposta pela Reforma da Previdência.

“Nós já passamos ao Rogério Marinho essa questão e eu tenho certeza que ele vai atender à primeira dama”, disse brevemente.

Fundos Constitucionais

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse que tratou com Bolsonaro sobre a “necessidade de ter acesso aos fundos constitucionais para atender às regiões mais carentes do estado”. Caiado ainda disse objetivo do Estado com os possíveis recursos é o combate às desigualdades regionais. “Precisamos levar emprego emprego, dignidade e condição de cidadania na área de saúde e educação”, finalizou.

Acesso depende de uma medida provisória que deverá ser aprovada na próxima semana, em Brasília. Representantes do Executivo e Legislativo estaduais participaram da conversa com o presidente, que também teve a presença de ministros e deputados federais.

O presidente chegou à Goiânia na manhã desta sexta-feira (31) para participar da 46ª Assembleia Extraordinária da Convenção das Assembleias de Deus, que ocorre na sede da Congregação no Setor Campinas.

Fonte: Mais Goiás