O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta quarta-feira, 30, em evento realizado em São Luís de Montes Belos, a liberação de R$ 7,2 milhões em recursos para a construção do Hospital Veterinário do Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O projeto, que trata-se do primeiro hospital veterinário público do estado, visa oferecer um espaço para o ensino-aprendizagem e acompanhamento de procedimentos hospitalares por parte dos discentes do Curso de Medicina Veterinária. 

O reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, afirmou que a construção do hospital é motivo de muita alegria para a UEG. “Quero agradecer ao Governo do Estado por todo o incentivo e fomento e por acreditar na nossa Universidade e entender que estamos dispostos a trazer a tecnologia de ponta por meio das nossas pesquisas para servir o povo goiano”, completou. 

Durante o evento também foi feito o lançamento do Programa de Produção e Transferência de Embriões A2A2 para o Desenvolvimento Regional do Estado de Goiás, desenvolvido pelo Câmpus Oeste. O Programa prevê a produção de 1.000 embriões bovinos, a implantação em propriedades rurais do Arranjo Produtivo Local do Leite e da Região Nordeste de Goiás e o acompanhamento do desenvolvimento e produção do leite A2, que apresenta melhor  digestibilidade e não provoca alergias relacionadas à proteína do leite.

O governador Ronaldo Caiado congratulou a Universidade pelo Programa e exaltou o desenvolvimento de animais que produzem uma qualidade de leite que pode ser consumido sem o risco de alergias. “Isso tudo é tecnologia, é ciência, meus parabéns à Universidade Estadual de Goiás”, enalteceu o governador. 

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário terá 2.100 m² de área construída no terreno localizado na Fazenda Escola do Câmpus Oeste, o que vai facilitar o acesso da população e dos discentes do Curso de Medicina Veterinária da UEG. O Hospital deverá suprir a demanda de atendimento médico veterinário especializado, com a possibilidade de realização de exames, atendimentos clínicos e cirúrgicos em período integral, tanto no sistema privativo quanto gratuito, especialmente no caso de animais abandonados ou quando seus tutores e/ou produtores não tenham condições financeiras para arcar com os custos do atendimento.

Também serão atendidos diretamente os produtores rurais criadores de animais de produção, especialmente por se tratar de uma região importante para a pecuária leiteira do estado de Goiás, que contempla o Arranjo Produtivo Local (APL) Lácteo de São Luís de Montes Belos, que é composto por mais de cinco mil produtores.

Com a construção do Hospital Veterinário e o trabalho já desenvolvido pelo Biotec|UEG, o setor leiteiro da região será consolidado, auxiliando o desenvolvimento regional dos municípios que compõem o APL.

Embriões A2A2

O Programa de Produção e Transferência de Embriões A2A2 é uma estratégia prioritária da UEG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec), localizado na Fazenda Escola da UEG, que prevê a produção de 1.000 embriões bovinos, a implantação em propriedades rurais do Arranjo Produtivo Local do Leite e da Região Nordeste de Goiás e o acompanhamento do desenvolvimento e produção do leite A2.

O leite A2 é um produto com crescente destaque no mercado nacional por apresentar melhor digestibilidade e não estar relacionado ao desenvolvimento de alergias à proteína do leite e doenças humanas, como a diabetes mellitus tipo-1. Ele pode ser visto como oportunidade para vários produtores e empresas do segmento, contribuindo para aumento de consumo e garantindo melhor qualidade na saúde de crianças e alérgicos, já que, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 350 mil indivíduos no Brasil são alérgicos.

A iniciativa vai beneficiar diretamente pequenos produtores de leite e fomentar produtores já consolidados, estimulando um potencial de negócios na cadeia produtiva láctea de Goiás em um mercado potencial no Brasil e no mundo.

A UEG investirá cerca de R$ 3 milhões ao longo dos próximos cinco anos para consolidar sua vocação na área de biotecnologia animal a partir do Biotec|UEG.

O objetivo principal do projeto é disponibilizar alternativas genéticas à cadeia produtiva láctea e tornar a UEG uma referência em pesquisa bovina A2A2 para o Brasil Central. Além disso, o projeto tem como foco garantir um estoque dessa genética que possa ser disponibilizado aos agricultores familiares, gerando novas possibilidades de renda à região atendida por meio da produção e transferência de tecnologias aplicadas à cadeia produtiva.

Inaugurações

Durante o evento, que reuniu diversas autoridades do estado, aconteceu ainda a solenidade de inauguração da Policlínica Estadual Região Oeste; do Laboratório Include; da Quadra Poliesportiva do CEPI Presidente Costa e Silva; a 7ª Delegacia Regional de Polícia; o 7º Comando Regional da Polícia Militar; além da assinatura de O.S. da obra de captação da Saneago. 

Fonte: Universidade Estadual de Goiás (UEG)