O Estado de Goiás conquistou 48 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021, realizadas na última semana, em São Paulo. Com 24 de ouro, 16 de prata e oito de bronze, os participantes goianos terminaram com uma boa campanha, na sexta colocação no ranking geral da competição. A delegação goiana contou com 89 integrantes, dos quais 51 eram atletas inscritos no evento. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, ofereceu apoio de logística e transporte, além dos materiais esportivos utilizados durante a competição.

O evento, que não ocorreu em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, contou com mais de 900 atletas inscritos em seu retorno, entre 11 e 17 anos. Das sete modalidades que renderam pódio para o Estado, a que mais medalhou foi o atletismo, com 10 de ouro, 10 de prata e cinco de bronze. Também entre os triunfos de destaque, esteve o futebol de 5, que foi campeão sem sofrer sequer um gol.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) comentou o desempenho dos goianos. “Devemos oferecer os instrumentos necessários para os atletas se realçarem cada vez mais. Com vontade, garra e determinação, chegam ao pódio e levam junto o nome do Estado de Goiás”, disse o governador Ronaldo Caiado sobre o esporte paralímpico.