A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), dá início aos preparativos para ampla reforma do Parque Zoológico da capital. O extrato do contrato com a empresa responsável pelas obras foi publicado na edição de quarta-feira (25) do Diário Oficial do Município (DOM). A obra, com previsão de início em 60 dias, contempla acessibilidade, ambientes para os animais e áreas comuns, e será executada em até três meses.

A empresa BBC Construtora e Terraplanagem Ltda, vencedora da licitação do tipo menor preço, é a responsável pela obra. O projeto prevê intervenções para troca dos vidros dos grandes felinos, bem como no próprio ambiente desses animais, banheiros, escadarias, guarda-corpos, parapeito, estrutura para macacos (micário), áreas verdes e pergolados.

A reforma é orçada em aproximadamente R$ 950 mil, recurso proveniente de convênio com o Governo Federal, mais contrapartida do município na ordem de 3,92%. Após a assinatura do contrato, já efetivada, os trâmites seguem para o fim do procedimento orçamentário e autorização para início da obra, junto à Caixa Econômica Federal.

O projeto segue recomendações do prefeito Rogério Cruz, após visita ao parque ainda no início da gestão. Diante do andamento das intervenções, o gestor municipal explica que “trata-se do atendimento à demanda da própria população, uma vez que o parque é um de nossos principais atrativos turísticos”.

Durante a execução da obra, o funcionamento do Zoológico não será afetado. Haverá continuidade da visitação e atendimento ao público. O presidente da Agetul, Valdery Júnior, explica, contudo, que os ambientes reformados serão provisoriamente interditados. “Não haverá transferência ou manejo dos animais para ambientes externos, apenas no próprio parque, conforme orientações dos veterinários, para garantirmos aos bichos qualidade de vida e bem-estar”, explica.

Readequações


Em detalhes, a obra prevê acessibilidade por meio da implantação do piso tátil, desde a área de acesso do estacionamento até a bilheteria e, de lá, à placa de mapa tátil. Nos banheiros para visitantes, as intervenções preveem adequações para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Haverá, ainda, readequação das rampas de acesso, escadarias e guarda-corpos, conforme as normas técnicas de acessibilidade exigidas.

No ambiente dos grandes felinos, as intervenções incluem a ampliação dos tanques e troca dos vidros, que passam a ser triplos e laminados. Já no espaço dos primatas, a obra amplia o pé direito de dois para cinco metros, bem como o espaço de vivência.

A obra também cria praças recreativas na entrada do parque, em frente ao lago dos primatas, com construção de pergolados e ampliação da área verde que o cerca.