Governo quer transformar Coaf em agência de investigação financeira

Governo quer transformar Coaf em agência de investigação financeira

Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou hoje (30) que medida deve ocorrer nos próximos anos. Nesta semana, Congresso encerrou a votação que transferiu Coaf do Ministério da Justiça para o da Economia.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quinta-feira (30) que o governo estuda transformar, nos próximos anos, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em uma agência de investigação financeira.

Responsável por identificar transações financeiras suspeitas, o Coaf atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro (crime que consiste na prática de disfarçar dinheiro de origem ilícita).

Nas últimas semanas, o órgão foi o centro de uma polêmica. Ao assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro colocou o Coaf na estrutura do Ministério da Justiça, sob o comando do ministro Sergio Moro.

No entanto, ao analisar a medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, a Câmara e o Senado retiraram o Coaf da Justiça e transferiram para a Economia, o que representou uma derrota para governo e, em especial, para Moro.

“O que pretendemos é fazer o Coaf caminhar, algum dia, que pode ser no ano que vem ou no próximo, para se transformar numa agência. Se ela vai estar localizada aqui ou acolá, não é algo decisivo, tanto o ministro Paulo Guedes [Economia] e o ministro [Sergio] Moro [Justiça], que reforçou a estrutura do Coaf, qualificou a estrutura do Coaf. É o primeiro governo que aumentou a estrutura de pessoal do Coaf”, afirmou Onyx ao chegar à convenção nacional do seu partido, o DEM.

Onyx afirmou que a decisão do Congresso foi “democrática”. “O parlamento brasileiro, no voto, tomou uma decisão democrática, de pegar um órgão de Estado e deslocar de um local para outro. Isso é um direito do parlamento. Cabe ao governo acatar”, disse o ministro.

Fonte: Portal G1


Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio