Após chegar ao prazo de filiações sem opções, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, pré-candidato ao governo de Goiás, assinará a ficha do Patriota. Segundo o Jornal O Popular, ele se reuniu no início da tarde desta quarta-feira (30) com o presidente estadual do partido, Jorcelino Braga, quando confirmou a decisão ao diretório e a novos filiados da sigla que estavam no local.

A previsão é que realize uma festa de filiação no sábado (2). O prefeito renunciará ao cargo, por exigência da legislação eleitoral, nesta quinta-feira (31), quando o vice Vilmar Mariano (Podemos) assumirá a prefeitura.

Além de pequena estrutura (pouco tempo de televisão e fundo eleitoral), a sigla tem a maioria de suas lideranças no projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB) e o comando vetou aliança com o PSDB, o que dificulta a definição da chapa majoritária.

Nas últimas semanas, as investidas do governador e o fracasso na articulação com o presidente Jair Bolsonaro (PL) limitaram os caminhos de Gustavo. Ele contava com apoio do diretório goiano do PL para tentar se filiar ao partido e representar o palanque de Bolsonaro no Estado, porém o presidente bateu o martelo, na segunda-feira (28), em favor da pré-candidatura do deputado federal Vitor Hugo (PL) ao governo e do ex-senador Wilder Morais (PL) ao Senado.

Ainda na segunda, Gustavo disse que manteria apoio à reeleição do presidente, na esperança de conseguir se filiar ao PP ou ao Republicanos, partidos da base bolsonarista. Diante do fracasso nas articulações, a informação de aliados do prefeito é de que ele anunciará neutralidade na disputa presidencial.

O prefeito também perdeu apoio do Podemos, que na terça-feira (29) anunciou adesão ao governo, com a indicação do novo presidente do Detran-GO, Eduardo Machado.

O Popular