Proprietário poderá imprimir documento em casa ou optar por versão eletrônica. A nova modalidade vai gerar praticidade e economia.

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) disponibiliza a partir desta quinta-feira (30) o Certificado de Licenciamento e Registro de Veículo eletrônico (CRLV-e). Agora, o motorista pode entrar no site oficial e imprimir o documento ou optar pela versão digital através do aplicativo DetranGO On.

O CRLV é o documento de porte obrigatório para a circulação do veículo e é renovado anualmente. A implantação do CRLV-e é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito que determinou o fim do documento em papel-moeda.

Até 30 de junho deste ano, todos os estados e o Distrito Federal deverão aderir ao certificado digital, sem a obrigação da impressão. Apesar disso, o Detran-GO continuará disponibilizando a versão no papel.

O CRLV-e só estará disponível para download se todos os débitos relativos ao veículo estiverem quitados. Isso inclui IPVA, Licenciamento, Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT) e eventuais multas de trânsito. Caso se encaixe nesse critério, além do obter a versão eletrônica no aplicativo, o proprietário poderá fazer a impressão do documento por conta própria.

Economia

Além da agilidade no acesso ao documento de licenciamento, com a mudança, o proprietário de veículo será beneficiado em caso de perda ou extravio do CRLV. A segunda via custava R$ 48,08. Com a implantação da versão eletrônica, ele poderá imprimi-la sempre que necessário.

Fonte: Jornal Opção