A Universidade de Rio Verde (UniRV) expulsou 19 alunos suspeitos de fraudar documentos para conseguir transferência para o curso de medicina. Destes, 18 foram presos e um está foragido. Alguns deles confessaram que pagaram até R$ 60 mil para o processo que eles chamaram de “consultoria”. Veja abaixo a lista dos alunos que tiveram a matrícula cancelada.

A UniRV publicou o documento com a expulsão em seu site na quinta-feira (28) e alegou que a decisão foi tomada após identificar “inconsistência nos documentos apresentados por candidatos às vagas de Transferência Externa”. Além disso, citou que o inquérito policial trouxe “robusto conteúdo probatório, revelando a gravidade dos fatos”.

Veja a lista dos alunos investigados que foram expulsos

  1. André Luiz Martins Diniz
  2. Antônio Carlos Alves da Silva Júnior
  3. Cláudia Rose Conceição de Oliveira
  4. Clevia Maria de Sousa
  5. Fabiana Barro Lescano Campos
  6. Fabiano Alexandre Lanziani das Neves
  7. Igor Oliveira da Costa
  8. Leonardo Moraes Bogas Marques
  9. Leonardo Siqueira Campos
  10. Letícia Karoline Menezes da Costa Alves
  11. Marjorie Christine Medeiros Silva
  12. Pedro Lopes Pratti Vieira
  13. Raianne Sartório Diniz
  14. Raphael Alves Pereira
  15. Rodrigo Ferreira Silva Cabral
  16. Stenio de Souza Matos
  17. Vanessa Borges Lima Lanziani
  18. Victor Luis Vicente Batista Alencar
  19. Weber Moisés Rodrigues Rezende
Estudantes são presos suspeitos de fraude para entrar em curso de medicina — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Estudantes são presos suspeitos de fraude para entrar em curso de medicina — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Defesa

A defesa da estudante Clevia Maria de Sousa disse que vai se pronunciar apenas na Justiça sobre o caso.

O advogado que representa Antônio Carlos, Letícia Karoline, Stenio de Souza Matos informou às 10h30 desta sexta-feira (29) que consultaria a família dos investigados para saber se pode se posicionar à imprensa sobre o caso. O g1 aguarda retorno.

A reportagem não conseguiu o número de telefone ou e-mail da advogada dos estudantes Fabiana Barros, Fabiano Alexandre, Vanessa Borges e Leonardo Siqueira.

g1 não conseguiu identificar que são os advogados dos demais investigados pela Polícia Civil.

Polícia anuncia prisão de estudantes suspeitos de fraude para cursar medicina em Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Polícia anuncia prisão de estudantes suspeitos de fraude para cursar medicina em Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhangueral

Presos

Ao todo, 19 pessoas foram presas na quarta-feira (27). Dessas, 18 são alunos da UniRV. O estudante Pedro Lopes Pratti Vieira, que foi expulso da instituição, é investigado pela polícia, mas ainda não foi preso e é considerado foragido.

Um estante foi preso em Barreiras, na Bahia, em uma universidade, também suspeito de ter usado documentos falsos para conseguir a transferência. Segundo a polícia, existe a suspeita de que os dois filhos e o irmão da pessoa investigada também usaram documentos falsos para começar o curso. Os três familiares não foram presos.

Dos presos, alguns já estudavam medicina no Paraguai e Bolívia e falsificaram documentos para conseguir transferir o curso para universidades brasileiras. Outros eram formados em cursos como fisioterapia e enfermagem e entraram nos períodos finais da faculdade. Há registro ainda de pessoas que não tinham começado nenhuma faculdade e teriam participado do crime.

Em audiência de custódia na quinta-feira (28), a Justiça manteve a prisão dos 19 estudantes suspeitos de fraudar a transferência.

G1