No próximo domingo, 4,87 mil eleitores goianos devem registrar os votos para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Em 2022, Goiás terá 420 mil eleitores a mais que nas eleições de 2018. Entre os procedimentos importantes para todos: conferir o local de votação! A consulta é grátis, rápida e pode ser feita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no whatsapp (Chatbot do TSE) ou por aplicativos da Justiça Eleitoral.

Veja o passo a passo:

  • Portal do TSE

No site do Tribunal Superior Eleitoral, é preciso acessar a aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Em seguida, a pessoa será direcionada para dois menus em “Eleitor” e aí é só clicar em “Local de votação/zonas eleitorais”.

A página possui diversas opções incluindo consultas sobre ao local de votação e até mesmo pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito. Também é possível localizar informações do voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.

Para realizar a pesquisa é necessário preencher três informações: nome, número do título de eleitor ou CPF; data de nascimento e nome da mãe. Logo depois, a página mostrará o resultado com número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.

Também pelo site é possível obter as mesmas informações na aba de Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal. Nesta opção, clique no ícone “Onde Votar” e preencha os mesmos dados.

Aplicativo e-Título

O aplicativo e-Título é gratuito e funciona como a via digital do título de eleitor. Por lá é possível acessar diversas informações cadastradas junto à Justiça Eleitoral incluindo os locais de votação. Para consultar, acesse o app e no menu principal clique em “Onde votar”. Uma nova tela se abrirá com os dados sobre a seção, zona e endereço.

Pelo app ainda é possível acessar um mapa que aparece ao fundo da tela e ao clicar sobre o ícone azul, será oferecida uma rota até o local.

Chatbot do WhatsApp

Desde 2020 o TSE disponibiliza atendimento por meio do WhatsApp e entre os serviços está também a consulta do local de votação. Para acessar, envie um “OI” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.

Vai aparecer uma mensagem “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

Quando os dados forem inserido, o aplicativo irá apresentar o resultado com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município. Pelo WhatsApp também aparece um mapa que indica o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro.

Jornal O Popular