Goiânia ampliará a testagem de antígeno da população para Covid-19 a partir desta sexta-feira (30/07). A nova estratégia será realizada em dois dias na semana, totalizando 7.500 testes feitos em três pontos, mediante agendamento pelo site da Prefeitura. O atendimento segue sendo feito das 8h às 16h. A testagem será realizada pela empresa contratada por meio de pregão eletrônico.

A partir da próxima semana, será incluído um drive thru em cada dia de testagem, além dos postos fixos. A ampliação visa atender um maior público de pessoas e dessa forma desenvolver ações de diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão do coronavírus. Nesta sexta, a testagem será na Escola O Pequeno Aprendiz e nos estacionamentos do Cais Bairro Goiá e do Campus V da PUC Goiás.

“Com a contratação da empresa, estamos dobrando a quantidade de testes realizada semanalmente, proporcionando maior conforto para a população e o que é mais importante, evitando que pessoas positivas e sem sintomas continuem circulando e espalhando o vírus”, explica o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

A testagem continua direcionada para pessoas a partir de 12 anos, assintomáticas e que tiveram contato com algum caso confirmado para Covid-19 nos últimos dias. Em caso de sintomas, o paciente deve se dirigir à alguma unidade de saúde e passar por atendimento médico. O teste é feito com o método de swab com hastes flexíveis que detecta a presença do vírus e fica pronto em cerca de 20 minutos.