Após o início do monitoramento do primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Goiás, outros dois surgiram no sistema, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás. De acordo com a superintendente Flúvia Amorim, ainda não se tem detalhes sobre os dois novos casos.

“Entrou no sistema que temos três casos considerados suspeitos, mas ainda estamos na etapa de verificação para ver se não há duplicidade de registro ou sabermos mais detalhes”, explica Flúvia.

No momento, se investiga de qual município podem ser esses casos e quem são esses moradores.

No entanto, Flúvia ressalta que, para terem sido considerados suspeitos, é preciso que os moradores tenham apresentado todos os sintomas estipulados pelos critérios de definição de um caso suspeito.

“Se ele não tem todos os critérios necessários, ele não é considerado suspeito”, complementa a superintendente.

Segundo o ministério, é considerado caso suspeito o indivíduo que, a partir do dia 15 de março de 2022, tenha apresentado erupções cutâneas pelo corpo. Entre os sintomas, também estão a febre e o inchaço dos gânglios (linfonodos).

Apesar de os dois novos casos suspeitos ainda estarem em investigação, o primeiro é de uma mulher de 43 anos que mora em Goiânia. De acordo com a superintendente, a mulher está bem e que não precisou ficar hospitalizada.

“Ela não tem histórico de deslocamento para fora do estado. No entanto, ela fala que teve contato com um caso que nós não recebemos notificação. Por isso, o município está fazendo uma investigação para tentar identificar quais foram esses contatos que essa mulher teve”, detalhou Flúvia.

Os resultados dos exames coletados da primeira moradora considerada suspeita ainda são são aguardados e a mulher é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

G1 Goiás