O Conselho Universitário (Consuni) aprovou o retorno das aulas 100% presenciais na Universidade Federal de Goiás (UFG) para o ano letivo de 2022. A decisão é válida para todas as turmas da educação básica, graduação e pós-graduação existentes na instituição.

A proposta acerca do retorno totalmente presencial foi apresentada pela gestão da Universidade levando em consideração uma série de fatores que envolvem questões sanitárias e educacionais.

Na última semana, o Grupo de Trabalho em Saúde e o Comitê Operativo de Emergência da UFG, que são responsáveis por estudos e recomendações de medidas preventivas contra a Covid-19, publicou nota técnica que indica queda significativa do número de casos e mortes em Goiás, além da informação de que 74,2% da população acima de cinco anos no estado está com o esquema vacinal em dia.

Na área educacional, o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, falou que, no momento, o amparo legal que a Universidade tem para o ensino remoto é somente até o ano letivo de 2021. Ele também citou pareceres de conselhos nacionais de educação que demonstram a importância da presencialidade das aulas.

Exigência do passaporte vacinal e uso de máscara nas aulas 100% presenciais na UFG

Segundo a instituição, as exigências de esquema vacinal completo contra a Covid-19 e uso de máscaras em todos os ambientes da UFG estão mantidas para o retorno completo das atividades.

O semestre 2022/1 da educação básica e da graduação na Universidade começa no próximo dia 25 de maio. Para a pós-graduação, em caráter excepcional, as turmas já ofertadas para 2022/1, na modalidade remota ou híbrida, com atividades em curso, poderão ser mantidas nas suas respectivas modalidades.

Mais Goiás