Ranking de Shanghai é divulgado anualmente e leva em consideração número de prêmios, divulgações cientificas e pesquisadores mundialmente citados.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nesta sexta-feira, 28, destaque recebido em ranking internacional de universidades. A Classificação Acadêmica das Universidades do Mundo, conhecida como Ranking de Shanghai, aponta a instituição goiana entre as faixas 8 e 11 da lista de melhores do Brasil. Para o ranqueamento, a organização independente leva em consideração, por exemplo, o número de publicações cientificas.

O ranqueamento analisa as 1800 melhores universidades do mundo e divulga todos os anos as 1000 com melhores conceitos. Em nível mundial, a UFG ocupa a posição 601, salto em comparação com 2018, quando figurou o ranking na posição 801. De acordo com a organização responsável pelo levantamento, entre os critérios levados em consideração estão: número de divulgações cientificas em revistas, pesquisadores referenciados e prêmios recebidos pela instituição.

As melhores conceituadas do País de acordo com o ranking são: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Parana (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Fonte: Jornal Opção