Função do Comando é ampliar capacidades operacionais e o poder de dissuasão da Força Terrestre do Exército Brasileiro.

Foi inaugurado nesta quarta-feira (29) o Comando de Artilharia do Exército no Forte Santa Bárbara, na cidade de Formosa. A solenidade contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A função do Comando é ampliar capacidades operacionais e o poder de dissuasão da Força Terrestre do Exército Brasileiro.

“Um grande trabalho está sendo cristalizado nesta manhã. Juntam-se aqui tropas, que vieram de diversos lugares do Brasil, para constituir esse comando de artilharia dentro de um processo de transformação do nosso Exército, que não para em nenhum instante de pensar sempre na melhor forma de cumprir suas missões”, declarou o vice-presidente.

As instalações possuem 64 quilômetros quadrados e fazem parte do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020. A proximidade com a base aérea de Anápolis foi uma das vantagens para instalação do Comando. Antes, cerca de 700 famílias de militares residiam na região. Com o comando, passam a residir 1.400 familias. O centro estratégico reforça as defesas do País, desenvolve a tecnologia, otimiza recursos de logística, descolamento e combustível, além de aquecer a economia da cidade de Formosa com o aumento do consumo.

O governador acredita que o Comando pode ajudar a desenvolver a industrialização na região. “A indústria armamentista é responsável por bilhões e bilhões de reais de gastos do orçamento. Se pudermos ter essa base cada vez maior no Estado de Goiás, temos que capitalizar cada vez mais essa oportunidade de concentrar aqui tudo aquilo que pode gerar emprego e renda”, disse Caiado.

O Comando era sediado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele é composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército. Em sua nova sede, o Comando será o responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro.

Também estiveram presentes o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o comandante do Exército, general Leal Pujol, o secretário de Comunicação de Goiás, Marcos Silva, e autoridades civis e militares estaduais e nacionais.

Fonte: Jornal Opção