Obras de drenagem serão realizadas em trecho de 37 metros e será construído em quatro dias. Serviços vão impactar o trânsito nas imediações.

A Prefeitura de Goiânia realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a interdição do cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Independência. Com 37 metros de extensão, os serviços têm prazo de quatro dias para serem concluídos.

À reportagem o secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana, explicou que o bloqueio se estenderá por um período de três dias. “O transporte coletivo será desviado e os desvios para os veículos de passeio serão devidamente sinalizados”, garantiu.

Projeto

Iniciada em março deste ano, a rede de 2,6 km de extensão começa na Praça Cívica e vai até o Setor Norte Ferroviário, onde fará lançamento no Córrego Capim Puba. Os canais passarão ainda pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, Avenida Goiás e Avenida Independência, no Centro.

Esse é o quarto trecho a ser executado. Os trechos do Setor Norte Ferroviário e da Avenida Oeste já foram concluídos. Na Avenida Goiás, a primeira etapa também foi executada e a obra avança entre a Avenida Paranaíba e Rua 4.

No trecho iniciado nesta segunda-feira, serão utilizadas 2 tubulações de 1.000 mm de diâmetro. A capacidade de vazão da rede é de 10 mil litros de água por segundo.

Segundo a prefeitura, a construção da rede de drenagem garantirá solução definitiva para os problemas de enchentes e alagamentos na Região Central de Goiânia, principalmente na região da Rua 44, Avenida Independência, Praça do Trabalhador, Avenida Goiás e adjacências, Praça do Bandeirante e Praça Cívica.

Avaliação técnica

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, com o sistema de drenagem que está sendo construído, Goiânia dará um salto qualitativo muito grande na área de saneamento ambiental, proporcionando a uma das regiões mais populosas da cidade mais segurança no período de chuva.

“As ruas têm sido verdadeiros canais de condução das águas pluviais. Com essa nova rede iremos solucionar o problema de enchentes e alagamentos e a Região Central estará segura no período das chuvas”, afirma.

Trânsito

Para a interdição da Avenida Independência será implantado um desvio para os veículos que trafegam sentido do Setor Aeroporto para a Marginal Botafogo, no qual os veículos desviarão à direita na Rua 74, posteriormente acessando a Rua 55 à esquerda e depois a Avenida Goiás novamente à esquerda, finalmente chegando à Independência logo após o ponto interditado, na Praça do Trabalhador.

No trecho da Independência, compreendido entre a Rua 74 e a Goiás, será mantido apenas o trânsito local para acesso aos comércios e imóveis.

No sentido da Marginal Botafogo para o Setor Aeroporto será feita uma via provisória com aproximadamente 80 m de comprimento, à direita do local interditado, para a execução dos serviços, próximo à Câmara Municipal, fazendo-se a transposição do trecho em trabalhos e retornando à via original logo à frente

Desvios 

A prefeitura disponibilizou um mapa para ilustrar os desvios projetados pela secretaria municipal de trânsito para os próximos quatro dias. Veja como ficou:

Foto: Reprodução

Fonte: Jornal Opção