Durante os próximos dez dias, a cidade vai receber romeiros de várias partes do país com água benta. Além de missas e novenas, também haverá shows do padre Fábio de Melo e Sérgio Reis.

Milhares de romeiros começam a chegar nesta sexta-feira (28) a Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, para a festa do Divino Pai Eterno. A cidade se preparou para receber todos os fiéis da melhor maneira. Durante os próximos dez dias, haverá dezenas de missas, novenas, bênçãos e o tradicional desfile de carreiros.

Ao todo, são esperados 3 milhões de pessoas durante a romaria. Todos que passarem pelo Portal da Fé, na entrada da cidade, vão receber gotas de água benta. Também haverá uma contagem dos romeiros que chegam à cidade.

“Digo aos romeiros, se preparem fisicamente, espiritualmente, venham para rezar, para viver a festa do Divino Pai Eterno”, disse o padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica de Trindade.

Na programação, além das missas, há shows com o padre Fábio de Melo e Sérgio Reis. Durante a romaria, também haverá uma exposição sobre a cultura goiana.

Veja aqui a programação completa da festa do Divino Pai Eterno

Portal da Fé vai gotejar água benta nos romeiros — Foto: Sílvio Túlio/G1

Caminhadas

Muitos romeiros já estão na estrada em direção a Trindade. A pé, de carro de boi, de mula ou a cavalo, muitos chegam a percorrer centenas de quilômetros para reforçar a devoção ao Divino Pai Eterno.

A família do aposentado Orácio Gonçalves percorre o caminho entre Luziânia e a capital da fé há 30 anos em mulas e cavalos. “Muito feliz de ter os meus filhos com a mesma vocação que eu tenho, meus netos também”, disse.

Em Abadiânia, carreiros já colocaram os carros de boi na estrada. Mais de 20 pessoas vão percorrer os mais de 180 km de estrada. Ao todo, serão oito dias de jornada.

Grande parte das pessoas faz a caminhada partindo de Goiânia, a partir do terminal Padre Pelágio, onde começa a Rodovia dos Romeiros. Nesse caminho, são 18 km a pé até o Santuário Basílica. O percurso é feito em quatro ou cinco horas, em média.

No meio do caminho, os fiéis contam com o apoio da barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que serve o tradicional leite com canela. “O Centro de Apoio ao Romeiro oferece uma estrutura para servir lanches, toda uma estrutura de acolhimento, descanso”, disse a diretora de Ações Sociais da entidade, Jeane de Cássia Dias Abdala Maia.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda que os devotos tenham cuidado na caminhada para evitar acidentes.

  • Ande pelo acostamento no sentido contrário à pista
  • Utilize colete refletivo para facilitar a visualização
  • Evite cruzar a pista
  • Ande em fila indiana

Além disso, é importante que os romeiros cuidem da saúde para não passar mal durante o trajeto

  • Use calçados confortáveis
  • Vista roupas leves e chapéus para se proteger do sol
  • Use protetor solar
  • Hidrate-se bem
  • Leve pequenos lanches para comer no caminho
  • À noite e pela madrugada, use blusa para se proteger do frio
  • Evite o sol quente das 10h às 16h
  • Em caso de bolhas nos pés, pare e veja a gravidade

Linhas de ônibus

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) reforçou a quantidade de ônibus para atender os romeiros que passam pelo Terminal Padre Pelágio. Serão colocados veículos extras na linha 112 – Terminal Trindade/Padre Pelágio até o dia 7 de junho.

Segurança

O patrulhamento foi reforçado na cidade. Cerca de 3 mil policiais militares vão cuidar da segurança. “A maior preocupação é o próprio cidadão, que as vezes facilita a ação dos marginais, não protegendo bolsas e celulares”, disse o comandante da PM de Trindade, Marco Túlio Pereira da Costa.

A Polícia Civil montou quatro postos: na Basílica, na Igreja Matriz, no 1º Distrito Policial, que vai funcionar 24 horas, e a sede regional. Nesses pontos, as pessoas podem fazer denúncias e registrar ocorrências.

Ambulâncias do Corpo de Bombeiros foram espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Nos dias com maior movimentação, quando o trânsito fica bloqueado, o atendimento e socorro podem ser feitos com helicóptero e motos.

Fonte: G1 Goiás