Os “cafezeiros” de plantão já podem colocar na agenda: Goiânia vai receber entre os dias 6 e 16 de abril um festival de cafés especiais. A 3ª edição do Café Fest, que é o maior festival de cafés especiais do Centro-Oeste, vai contar com uma programa que conta com palestras, oficinas, cursos e workshops, além de exposições e degustações.

A realização do festival é da Abrasel e Sindibares, e o tema deste ano é Paladar Consciente. O evento será dividido em duas etapas: o primeiro momento será a partir do dia 06 de abril com a Rota de Café em Café. São 16 cafeterias participantes que criaram pratos usando o café especial como ingrediente ou com a bebida como acompanhamento.

Os clientes poderão pedir o prato do festival e avaliar por meio de um formulário que estará disponível no local. O lugar melhor avaliado receberá um quadro de menção honrosa. Além disso, a cafeteria que mais vender o prato inscrito no período também será premiada e o criador do prato também.

A segunda etapa do festival será realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Shopping Cerrado. Durante os três dias, a entrada será por meio da compra de um passaporte All Day. Com ele, o consumidor terá acesso a palestras, cursos, oficinas, exposição, degustação de cafés e atrações musicais. Isabela Raposeiras do Coffee Lab SP e a jornalista especialista em café Mariana Proença são algumas das palestrantes confirmadas.

Cinco fazendas produtoras de cafés especiais também já confirmaram presença no evento e vão expor seus produtos. Na sexta e sábado a programação será das 10h às 20h e no domingo das 11h às 20h. O valor do ingresso para um dia é de R$ 25 ou para os três dias do evento R$ 45. A entradas poderão ser adquiridas no próprio festival ou pela venda de ingressos online.

Para o idealizador e organizador do festival, Pablo Jaime, o objetivo é ser um espaço interativo de experiência gastronômica e de acesso à informação, educação, conhecimento e relacionamento entre o público consumidor e profissionais do segmento de cafés de especialidades. “É um festival de caráter sociocultural com livre degustação de diversos cafés especiais e cappuccinos, preparado por baristas.” destaca Pablo Jaime.

No mês de abril é comemorado o dia mundial do café e o Brasil é o segundo país que mais consome a bebida. O mercado de cafés especiais brasileiro tem crescido e conquistado o paladar dos consumidores. Afinal, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo. Só perde pra água.

Jornal Opção