A grande maioria dos norte-americanos, de todos os espectros políticos, apoia mais medidas de auxílio do governo federal para empresas e famílias atingidas pela pandemia do novo coronavírus, de acordo com pesquisa Reuters/Ipsos.

A pesquisa, realizada entre 15 e 21 de julho, ocorre enquanto o Congresso trabalha em direção a mais uma rodada de medidas de auxílio para ajudar uma economia abalada em sua mais profunda recessão em quase um século, por causa do surto global de covid-19.

As rodadas anteriores disponibilizaram cerca de US$ 3 trilhões em assistência governamental. 

Até o início de julho, mais de 30 milhões de norte-americanos estavam recebendo algum tipo de assistência social. O adicional de US$ 600 dólares a benefícios oferecidos pelo Estado acaba após os pagamentos desta semana se não for prorrogado pelo Congresso. 

O otimismo de que a economia possa se recuperar rapidamente da suspensão brusca de atividades no início do ano diminuiu. A pandemia se agravou em grande parte do país nas últimas semanas, e o número total de infecções nos Estados Unidos agora excede os 4 milhões.

Mais de três quartos dos consultados disseram apoiar mais medidas assistenciais sob quatro programas, incluindo: pagamentos adicionais diretos a famílias, empréstimos extras a pequenas empresas, a continuação de reforços federais a benefícios de desemprego; e uma extensão da moratória para ordens de despejo.

Agência Brasil