A Polícia Civil do estado de Goiás identificou e apreendeu, nesta quinta-feira (27/05), um adolescente de 16 anos, suspeito de planejar ataque a uma escola na capital goiana.

A ação teve com ponto de partida informações passadas ao Laboratório de Operações Cibernéticas da Seopi do Ministério da Justiça e Segurança Pública pela Embaixada dos Estados Unidos, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega.

Após o compartilhamento das informações com a Polícia Civil goiana, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do menor. Segundo a polícia, no aparelho celular do menor foram encontrados inúmeros indícios de participação em grupos que planejam massacres a escolas e apoio a ações e doutrina nazista. Além disso, foram localizados anotações e desenhos de cunho violento.

“Crimes planejados pela internet exigem das forças policiais uma atuação conjunta, com troca de informações e cooperação internacional. Mais uma vez o trabalho do Ministério com as forças policiais dos estados permitiu a antecipação de um fato a tempo de salvar vidas,” destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

De acordo com o secretário de Operações Integradas do MJSP, Alfredo Carrijo, “o papel da Secretaria é de fomentar a integração do trabalho de diversos órgãos de segurança pública, tanto a nível nacional, quanto internacional. É essa atuação em conjunto que está desarticulando e impedindo que mais crimes aconteçam”, afirmou.

No último mês, o Ministério da Justiça e Segurança Pública teve papel fundamental na dissolução de ameaças de ataques a escolas no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. A equipe da Secretaria de Operações Integradas identificou as ações planejadas e entrou em contato com as polícias judiciárias das Unidades Federativas.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública