As 13 (treze) entidades que compõem o CDE votaram unanimemente pela indicação de Antônio Carlos de Souza Lima Neto para o cargo de diretor-superintendente, João Carlos Gouveia para o cargo de diretor de Tecnologia e Gestão, e Marcelo Lessa Medeiros Bezerra para o cargo de diretor de Atendimento e Relacionamento.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Ubiratan da Silva Lopes, deu posse aos diretores eleitos acenando para um grande desafio imposto pela pandemia da Covid-19, que, além de tirar milhares de vidas, provocou uma estagnação nas atividades econômicas, principalmente naquelas formadas pelas micro e pequenas empresas (MPE). “Não há saída que não passe pelo fortalecimento do empreendedorismo. Por isso, o Sebrae precisa ampliar sua rede de atendimento, seja presencial ou de forma remota, para que esteja presente nos 246 municípios goianos, prestando atendimento efetivo aos 644 mil empreendimentos em Goiás”, alerta.

De acordo com o diretor-superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a diretoria executiva irá acompanhar o direcionamento do Conselho Deliberativo para promover o desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte em Goiás, proporcionando o empreendedorismo que transforma. “Acreditamos que o Sebrae tem um papel importante neste contexto. Atuaremos para que o Sebrae seja referência em Goiás e um agente para todos, com o fortalecimento das microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, produtores rurais, potenciais empreendedores e potenciais empresários”. E, para completar, Antônio Carlos destaca que os primeiros passos serão de aproximação com a equipe do Sebrae, para identificar as principais demandas dos clientes e a consolidação da estratégia direcionada pelo CDE.

O Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás é composto pelas seguintes entidades: Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento); Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa (AGPE); Banco do Brasil (BB); Caixa Econômica Federal (CAIXA); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG); Federação das Associação Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Goiás (FCDL); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio); Secretaria de Estado de Administração (Sead); Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

De acordo com o Estatuto Social do Sebrae/GO, o Conselho Deliberativo é o órgão colegiado de direção superior, que detém o poder originário e soberano no âmbito da instituição. Compete ao CDE eleger e destituir o seu Presidente e a diretoria executiva. Na eleição, cada entidade tem direito a um voto, totalizando 13 votos. Também estão entre as atribuições do CDE decidir sobre as políticas, diretrizes e prioridades de aplicação e recursos e fiscalizar a execução das ações, projetos, programas e convênios, a cargo da Diretoria Executiva.