Várias situações podem gerar o aparecimento de tempos de crise. Sentir-se desmotivado é uma situação que pode surgir em em qualquer altura de nossas vidas; entretanto, o aparecimento de fases menos positivas é uma razão suficientemente válida para que nos sintamos assim. Contudo, mesmo em tempo de crise, ainda assim, é possível manter a motivação.

Conheça algumas dicas neste artigo

Os brasileiros têm olhado cada vez mais para o trabalho por conta própria como forma de garantirem um trabalho estável e que lhes dê uma renda positiva.


Neste sentido, o empreendedorismo no país tem aumentado substancialmente, sendo que o setor onde isso é mais visível é o do e-commerce. As lojas online proliferam na Internet, a nível global, e o Brasil não fica fora desta tendência.

Embora o crescimento deste tipo de negócio seja muito visível, o seu índice de sucesso nem sempre é positivo e a sua susceptibilidade às situações inesperadas também existe.

As “tempestades” no mundo dos negócios são comuns e motivadas pelas mais diversas circunstâncias. Além dos desafios naturais e próprios do setor, como a concorrência intensa ou a saturação do mercado, outros podem surgir (e têm surgido) para dificultar o trabalho de quem decide investir em um negócio por conta própria.

Neste momento, um dos grandes desafios que enfrentamos é o potencial de o atual vírus – o Covid-19 – gerar a necessidade de quarentenas mais globais, que abalam, de forma intensa, a economia. Os economistas têm feito previsões bastante assustadoras sobre o potencial do vírus gerar uma nova recessão econômica, fazendo com que todo o progresso feito até ao momento acabe por se perder, desencadeando novas situações de debilidade financeira.

Diferentemente de outras situações – como a concorrência – que pode ser combatida questionando qual a melhor forma de agir, de promover a marca, de como colocar preço em um produto, de comunicar com os públicos ou de fazer a gestão empresarial, esta é, verdadeiramente, uma situação de crise que se torna mais complexa por se relacionar, de forma direta, com a saúde de cada um.

Nestas circunstâncias, é perfeitamente natural que muitas pessoas sintam algum pessimismo face ao futuro e percam a motivação nos seus negócios.

Ainda assim, mesmo diante destas dificuldades, e que a sua solução fuja do nosso controlo, é possível adotar  uma postura positiva e manter-se motivado. Conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a motivação, sejam quais forem as circunstâncias.