Um vazamento de amônia na unidade da BRF em Rio Verde, no sudoeste goiano, deixou oito funcionários intoxicados na manhã desta quarta-feira (27), segundo informações da própria empresa. A indústria de alimentos teve de ser evacuada.

“Antes de adentrar à indústria já dá de sentir o odor característico da amônia. Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram, já tinham fechado o registro para a contenção inicial do vazamento”, disse o coronel Amilton Souza Conceição.

Localizada às margens da BR-060, a unidade da BRF em Rio Verde tem 220 hectares e produz processados de aves, suínos e linhas de industrializados. A indústria da cidade goiana tem 7,2 mil funcionários diretos.

A companhia informou, em nota, que a situação já foi controlada: “Tão logo identificou o fato, a companhia acionou imediatamente o seu plano de evacuação, de modo a preservar a saúde e a segurança dos funcionários que já se encontravam na unidade”.

Intoxicados

A empresa informou que oito funcionários foram encaminhados à unidade de saúde. De acordo com os bombeiros, equipes de brigada da própria indústria e da corporação levaram funcionários para um hospital particular da cidade.

“A amônia é tóxica, causa irritação, náuseas e pode chegar ao caso de desmaio. Não tivemos informações de pessoas que tiveram situação mais grave da inalação”, explicou o coronel.

G1 pediu informações sobre o quadro dos pacientes ao hospital e aguarda retorno. Conforme a BRF, os funcionários permanecem internados em observação, mas passam bem.

Causas do vazamento

Ainda não há informações sobre a causa do vazamento. A companhia informou que já mobilizou uma equipe técnica especializada para investigar os fatos que levaram ao ocorrido.

De acordo com a BRF, até as 8h50, parte das atividades já tinham sido retomadas. A previsão é de que “nas próximas horas, as demais áreas também serão liberadas”.

Fonte: Portal G1