Os funcionários administrativos da rede municipal de Educação de Goiânia entraram em greve nesta terça-feria (27). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), após três meses da última reunião, a prefeitura não efetivou a nova proposta de plano de carreira para a categoria.

No dia 14 de novembro de 2023, a Prefeitura de Goiânia se comprometeu a encaminhar à Câmara Municipal, até o dia 15 de fevereiro de 2024, o novo plano de carreira para os funcionários da pasta, conforme conciliação realizada pelo Tribunal de Justiça.

De acordo com o Sintego, não foi feita uma proposta. De acordo com a nota enviada pelo sindicato, ‘os trabalhadores da educação recebem os menores salários da prefeitura de Goiânia e pedem socorro!’. Ainda segundo a nota, o objetivo da paralisação é a criação do um novo plano de carreira.

Segundo o sindicato, a greve, foi definida em uma assembleia da categoria e o motivo, seria a falta de movimentação da Prefeitura de Goiânia para apresentação de uma proposta.

Unidades de ensino enviaram bilhetes informando os responsáveis sobre a paralisação das atividades nesta terça-feira (27) (Reprodução/Tv Anhanguera)

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), uma reunião está agendada para o dia 4 de março, para tratar sobre a finalização do Plano de Carreira dos Administrativos da Educação. Explica ainda que, esse é o prazo estabelecido pelo desembargador Fernando Braga do Tribunal de Justiça (TJ-GO) para a apresentação da proposta.

De acordo com a SME, mesmo com as discussões para elaboração do plano de carreira, os servidores optaram pela greve. A secretaria ressalta que mantém o diálogo com a categoria e aguarda a reunião para que o plano de carreira seja finalizado.

Nota Sintego
A suspensão da greve em 14 de novembro de 2023 se deu com o propósito de que a prefeitura encaminhasse até o dia 15 de fevereiro de 2024, à Câmara Municipal, o novo Plano de Carreira dos/as Administrativos/as da Educação, conforme concillação firmada no Tribunal de Justiça.

Após mais de três meses, a conciliação no que se refere ao Plano de Carreira, não foi cumprida pela prefeitura de Goiânia e até o momento, não foi efetivada uma proposta de Plano de Carrelra para que a categoria aprecie.

Os/as Administrativos/as da Educação (agentes de apoio educacional: merendeiras/as e pessoal da limpeza; auxiliares de atividades educativas; assistentes administrativos educacionais) são os/as que recebem os menores salários da prefeitura de Goiânia e pedem socorro!

Como a prefeitura não cumpriu a conciliação não apresentando nenhuma proposta, os/as Administrativos/as da Educação retomaram a greve a partir do dia 27 de fevereiro de

2024, para que o objetivo seja alcançado: O Novo Plano de Carreira!

Nota Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que está agendada reunião no dia 4 de março, para tratar sobre a finalização do Plano de Carreira dos Administrativos da Educação.

Esse é o prazo estabelecido pelo desembargador Fernando Braga do Tribunal de Justiça (TJ-GO), para a apresentação da proposta.

Mesmo com as discussões para construção do Plano de Carreira em andamento, os servidores optaram pela greve. SME ressalta, que mantém o diálogo com a categoria e aguarda a reunião para que o Plano de Carreira seja finalizado.

G1 Goiás