A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove a décima edição do festival de cinema FestCine, que terá a primeira edição do CineLab. O evento acontece de 26 a 29 de outubro, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro. A abertura oficial será nesta quarta-feira (26), às 19h. Serão oferecidas cinco oficinas abertas ao público, e exibição de 12 curtas-metragem.

As oficinas integram o 1º CineLab, parte do evento que será realizada na Biblioteca Marieta Telles Machado, localizada na Praça Universitária, nos mesmos dias do FestCine, e tem a missão de aprofundar reflexão sobre os rumos do cinema nacional, com o foco na cidade de Goiânia, além de descobrir novos talentos.

Em formato inédito e inclusivo, o evento terá a participação de experientes profissionais de cinema da cidade. A entrada é gratuita todos os dias. “Em poucos dias, fizemos festivais de teatro, música, humor, dança, e agora chegou a vez do cinema. “A Secult se empenha para levar arte em todas as suas formas ao alcance de todos. No FestCine 2022, temos filmes com temáticas sociais, e são grandes produções locais. Mais uma vez, temos o reconhecimento dos talentos e artistas que se dedicam tanto ao fazer da cultura em Goiânia. Estão todos convidados a prestigiar o FestCine”, pontua o secretário de Cultura, Zander Fábio.

Confira a programação:

26/10 – 19h às 22h – Abertura Oficial

O Tamanho da Pedra (Ficção, 15 minutos, 2018), Direção Hélio Fróes
Dois agrimensores ficam isolados em um deserto no Cerrado, quando o carro da empresa quebra. Enquanto esperam socorro, continuam trabalhando.
Tronco Partido (Ficção, 29 minutos, 2020), Direção Isaac Brum
Dois irmãos vivem os ritos de passagem da adolescência em uma pequena cidade histórica no interior de Goiás.
O Artista Invisível (Documentário, 18 minutos, 2022), Direção Ângelo Lima
Um artista. Uma cidade. No seu dia a dia, Manoel Santos caminha com sua vassoura limpando a cidade. O tempo é curto para criar suas artes em pintura. Trabalho dobrado. Quase ninguém consegue ver o Artista que está na rua. Com uma obra forte, ele consegue furar um bloqueio da sua invisibilidade.
Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Rony Guilherme Deus.

27/10 – 19h30 às 22h

A Falta Dela (Ficção, 15 minutos, 2019) Direção Joyci Viegas
Um dia na vida de Bethânia, uma professora de uma escola pública do Centro da cidade de Goiânia.
Rio Das Almas e Negras Memórias (Documentário, 20 minutos, 2019), Direção Taize Inácia e Thaynara Rezende
Baseado em histórias reais sobre memórias dos negros escravizados às margens do Rio das Almas, um musical preto que fabula sobre o processo mais violento por que nós, pessoas negras, já fomos acometidas. Através da força da dança e das manifestações culturais afro-brasileiras, uma retratação do trauma e das memórias furtadas da escravização.
Nata (Ficção, 7 minutos, 2020), Direção Erik Ely (convidado)
Em uma noite de Natal, duas crianças decidem brincar com um tabuleiro ouija. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança. por isso, é bom ficarmos próximos daqueles que amamos.
Sujas de Carmim (Ficção, 15 minutos, 2022), Direção Silvana Beline
Sujas de Carmim retrata a vida de duas mulheres de classes sociais, raças e opressões distintas, que têm em comum a paixão por um cantor brega. Uma do Sul e outra do Centro-Oeste do país, ao saberem da morte do cantor, vivem uma saga até Minas Gerais para lhe prestarem as últimas homenagens.
Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Geórgia Cynara.

28/10 – 19h30 às 22h

Hawalari (Ficção, 15 minutos, 2021), Direção Cássio Domingos
Final do século XIX. Hawalari, jovem indígena do povo Iny, que vive no Centro – Oeste do Brasil, depara-se com uma situação que lhe causa insegurança.
Até a Luz Voltar (Ficção, 23 minutos, 2022), Direção Alana Ferreira
Nino vive na pequena cidade de Nova Canaã. Em meio aos obstáculos da vida, ela busca na religiosidade e nas expressões de sua sexualidade formas de se ver livre da sensação de abandono e exploração.
Desmontando (Ficção, 22 minutos, 2022), Direção Henrich Laécio
O curta acompanha a drag queen Ravenna, que no período de pandemia teve que se reinventar fazendo lives no Instagram para manter sua arte drag. Porém, a vida fora das boates e casas de shows deixa uma lacuna financeira que não é preenchida pelas lives, e a drag queen começa a se questionar sobre como serão os caminhos de sua vida artística nesses tempos de confinamento.
Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Isaac Brum.

29/10 – 11h às 13h

Bola da Vez (Ficção, 16 minutos, 2022), Direção Elder Patrick
Entre encontros e desencontros, esquecimento e memória, um grupo de crianças nos guia pela infância, pelas raízes e por paisagens escondidas da Cidade de Goiás.
O Malabarista (Documentário/Animação, 10 minutos, 2018), Direção Iuri Moreno
O filme reúne fragmentos do cotidiano e experiências de artistas de rua, que em meio à hostilidade das grandes cidades buscam levar cores e sorrisos aos que cruzam seus caminhos. De forma lúdica – o traço, a direção de arte e efeitos sonoros – fazem um contraste entre o monocromático das paisagens e a presença do pluralismo das cores neste híbrido entre animação e documentário.
A Piscina de Caíque (Ficção, 15 minutos, 2017), Direção Raphael Gustavo
Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.
Lily´s Hair (Ficção, 15 minutos, 2019) Direção Raphael Gustavo (convidado)
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
Exibição seguida de debate com os realizadores e mediação de Silvana Beline.

Oficinas


As oficinas acontecerão no período de 26 a 29 de outubro de 2022, na Biblioteca Marieta Telles Machado, na Praça Universitária, sem número, Setor Universitário. Mestres especializados em cada área ministrarão oficinas de formação para profissionais e aprendizes, com o objetivo de promover a interação e integração dos participantes. Serão convidados professores e alunos de escolas, faculdades e universidades para participarem dos workshops. São 30 vagas por oficina.

Programação das Oficinas


Dia 26 – 14h às 17h
Criação e produção de figurino para cinema com Rochelle Silva
Inscrição: https://forms.gle/Fm358LNKNSCkFMZs6

Dia 27 – 14h às 17h
Elaboração de projetos com foco no audiovisual com Laila Santoro
Inscrição: https://forms.gle/eQtqPH93VND1r1C68

Dia 27 – 14h às 17h
Interpretação para cinema e TV com Alex Amaral
Inscrição: https://forms.gle/BSF3mLNkoUWbhY3B7

Dia 28 – 14h às 17h
Edição e montagem cinema com Gil Farias (convidado)
Inscrição: https://forms.gle/VYxYex1PtDibXU8n9

Dia 28 – 14h às 17h
Roteiro e direção de cinema com Francisco Ramalho Júnior (convidado)
Inscrição: https://forms.gle/AmrUzyDTkEZEcwBH6

Dia 29 – 08h às 11h
Direção de fotografia com Isaac Brum
Inscrição: https://forms.gle/14bu9vuLo2p7zQwp9