A Prefeitura de Goiânia publicou nesta quarta-feira (26) um decreto que prorroga o funcionamento do comércio essencial e não essencial por mais sete dias. As medidas para controle da Covid-19 permanecem as mesmas que já estão em vigor, com os estabelecimentos podendo abrir todos os dias da semana e sem restrição de horário. Após 1º de junho, a situação será analisada novamente.

O decreto anterior, publicado em 11 de maio, tinha validade até a terça-feira (25). Com o fim do período de vigência, foi necessário publicar um novo.

Atividades religiosas, academias e quadras esportivas devem manter a limitação de 30% da capacidade. Já bares e restaurantes podem receber 50% da lotação máxima, permitindo no máximo oito pessoas por mesa. Música ao vivo é permitido.

As escolas seguem liberadas para funcionar e receber os alunos presencialmente. As empresas de construção civil devem continuar buscando seus funcionários em casa.

O embarque prioritário do transporte coletivo continua valendo para evitar aglomerações, conforme a prefeitura.

Bares devem manter limitação de 50% de clientes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Bares devem manter limitação de 50% de clientes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O zoológico e o Parque Mutirama também seguem recebendo visitantes, mas com a limitação de 50% da capacidade. Eventos sociais devem respeitar o mesmo limite de pessoas.

Durante o prazo de vigor do decreto, as feiras livres seguem liberadas, inclusive com a permissão de consumo de alimentos no local.

Apesar das autorizações de funcionamento, será necessário seguir todos os protocolos sanitários como o uso de máscaras, higienização das mãos, além de evitar aglomerações.

G1