Após ver anúncio na TV, feirante fez dois cursos e mudou sua realidade profissional

O que você pensa quando vê o anúncio de um curso gratuito? Ex-aluna do Capacitar-se (programa de cursos gratuitos do Senac Goiás), a feirante Taíra Anauã Hosoya pensou que seria fácil, mas não foi. “O Senac traz credibilidade e confiança, mas eu pensava que um curso gratuito daria para fazer de qualquer jeito, mas não deu. Os cursos gratuitos são de excelência e foi muito melhor que os seis meses que passei na faculdade”, revela a empreendedora.

Há sete anos Taíra e o marido mantêm uma banca de pastel (@banca_depastel) em duas feiras do Setor Vila Nova, em Goiânia: na Feira do Produtor (ao lado da Pecuária de Goiânia) aos sábados; e na 9ª Avenida, em uma das feiras mais tradicionais da capital, aos domingos. O pastel veio de uma tradição que há mais de 30 anos acompanha a família de André Hosoya, marido de Taíra.

Tudo corria normalmente na vida do casal empreendedor, até que chegou a pandemia. “Quando falaram que não podia ter feira, nós ficamos pensando o que íamos fazer com os funcionários, com o aluguel, com as crianças, afinal, era toda uma vida para bancar”, conta a feirante.

“Além do luto que a pandemia trouxe, ela trouxe também o medo de perder alguém e eu tinha medo de perder o marido e não saber trabalhar sozinha”, lembra Taíra.

Perdas

No auge da pandemia, Taíra perdeu o pai para o câncer. O momento delicado desestruturou a empreendedora. “Eu jurava que estava muito preparada para aquele momento, mas ele bagunçou minha cabeça. Eu não produzia, não conseguia fluir”, lembra.

Após uma noite mal dormida, Taíra conta que viu a propaganda do Capacitar-se na TV e naquele momento decidiu que iria sair da sua zona de conforto e se matricular.

Conquistas

A organização foi um dos principais conhecimentos adquiridos pela feirante que antes fazia tudo na base do “achismo”. “Eu achava muita coisa e errava muito. O curso otimizou, me deixou muito mais assertiva, mas não só com o estoque, com o material e os processos em si, mas com a administração do pessoal também. Toda essa organização trouxe tempo e o tempo virou dinheiro”, comemora.

Taíra revela que os impactos dos cursos puderam ser observados rapidamente. Além de um carro zero quitado, a família também fez outras aquisições que melhoraram o conforto da casa.

“Falar que o Senac atendeu minhas expectativas é um pouco vago, ele superou. Os cursos me trouxeram não só conhecimento, mas também conforto e uma distração positiva. Ao invés de somente sofrer um luto, eu me concentrava em entregar tarefas, resultados, fazer um projeto. Esse curso me trouxe para a vida”, comera a ex-aluna do Senac.

Para conhecer mais sobre o Capacitar-se e verificar os editais em andamento CLIQUE AQUI: https://v1.go.senac.br/psg/

Assista a entrevista completa com Taíra Anauã Hosoya CLICANDO AQUI: https://youtu.be/akQKl4pPC-Y