A vacinação bivalente da Covid-19 começa na próxima segunda-feira (27) em todo o estado de Goiás. A campanha é nacional e foi divida em cinco fases, sendo a primeira delas destinada a grupos prioritários. A Secretaria de Saúde informou que 1 milhão de moradores não tomaram nenhuma dose da vacina (veja os postos ao final).

A baixa procura pelo imunizante preocupa as autoridades em saúde.

“O foco dessa campanha é diminuir o óbito, a mortalidade e os casos graves. As eleições acabaram, vamos despolitizar o assunto e tratar de forma técnica”, explicou o secretário de Saúde, Sérgio Vencio.

Nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas e quilombolas.

O secretário explicou que a diferença para as outras vacinas é que a bivalente contém proteção contra a ômicron, a variante mais prevalente no mundo inteiro. “Para se vacinar, é necessário ter pelo menos duas doses da vacina primária”, esclareceu.

“Quem já tomou as 4 doses, vai receber a vacina quatro meses depois da última dose”, completou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás.

Campanha


A previsão é que até o final da última fase, prevista para começar em 17 de abril, 90% da população-alvo tenha sido atingida, totalizando 1.587.689 pessoas vacinadas.

Flúvia Amorim explicou que a população pode ficar despreocupada quanto aos possíveis efeitos colaterais. “Pode ter efeitos adversos, como dores leves e indisposição. Qualquer medicamento pode trazer efeito colateral. O evento adverso pode acontecer, mas é rápido e leve. Já a doença é duradoura e pode te matar”, informou.

Fases


1° Fase da Campanha (a partir de 27 de fevereiro) – Pessoas com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores a partir de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas e quilombolas;
2° Fase da Campanha (a partir de 6 de março) – Pessoas de 60 a 69 anos de idade;
3° Fase da Campanha (a partir de 20 de março) – Gestantes e puérperes;
4° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Trabalhadores da Saúde;
5° Fase da Campanha (a partir de 17 de abril) – Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade, população privada da liberdade a partir de 18 anos de idade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade, funcionários do sistema de privação de liberdade.

Locais de vacinação

Lista dos locais em Goiânia e Aparecida de Goiânia

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germana
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

G1 Goiás