Bernie Sanders, senador americano do estado de Vermont, disse na terça-feira (25) que não vai ser pré-candidato à presidência dos Estados Unidos e vai apoiar a reeleição do presidente Joe Biden.

Sanders é tido como um político mais à esquerda que o resto do Partido Democrata. Em 2020, ele foi o principal rival de Biden nas primárias presidenciais do partido.

Ele afirmou à agência Associated Press que “faria tudo o que puder para ver o presidente (Biden) ser reeleito”.

“A última coisa que este país precisa é de um Donald Trump ou algum outro demagogo de direita que tente minar a democracia americana ou tirar o direito de escolha de uma mulher, ou não abordar a crise da violência armada, ou racismo, machismo ou homofobia. Então, estou fazendo o que posso para garantir que o presidente seja reeleito.”

Biden oficializou nesta terça-feira, com um vídeo, que vai se candidatar para uma reeleição, mesmo com as pesquisas sugerindo que os eleitores de ambos os partidos não querem que ele concorra novamente.

Biden lança campanha à reeleição em 2024 nos EUA

O atual presidente vai enfrentar, nas eleições, o vencedor das primárias do Partido Republicano. Donald Trump já lançou sua pré-candidatura pelos republicanos.

Bernie ainda não tinha se pronunciado

Bernie Sanders não tinha se pronunciado ainda sobre a possibilidade de concorrer nas primárias do Partido Democrata.

Com essa decisão dele, há um indício que a ala mais esquerdista do Partido Democrata vai mesmo apoiar Biden.

Bernie também fez comentários sobre outros potenciais pré-candidatos: “As pessoas fazem o que elas quiserem. Eu acho que Joe Biden vai ser o candidato do Partido Democrata. E o meu trabalho, o trabalho do movimento progressista, é garantir que ele defenda e lute pela classe trabalhadora deste país”.

O senador tem 81 anos, e dificilmente ele vai se candidatar novamente.

Bernie ganhou mais projeção nacional em 2016, quando ele concorreu com Hillary Clinton nas prévias do Partido Democrata.