Dados da Prefeitura de Goiânia mostram que 50.378 crianças de cinco a 11 anos estão vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 37,5% das 134.327 meninas e meninos aptos a receber o imunizante pediátrico no município na campanha iniciada em 17/01.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) comemora a e afirma que a campanha também é bem sucedida nas unidades escolares. “Parabenizamos também pais e responsáveis que incentivam e levam seus filhos aos postos. Nossos pequenos entendem a importância de se vacinar e, a cada ida às unidades de saúde, dão show. Faço questão de frisar que a vacina é a única maneira de vencermos esta pandemia”.

O prefeito lembra ainda que, com mais de 2,6 milhões de doses aplicadas, Goiânia configura entre as capitais que mais vacinam no Brasil. Balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que, das 2.873.235 doses recebidas, 2.673.272 foram aplicadas, sendo 1.192.189 na primeira dose, 1.071.465 na segunda dose e 409.618 como dose de reforço.

Rogério Cruz afirma que a Saúde municipal acertou na definição de estratégias de vacinação, desde janeiro do ano passado. “Implementamos importantes estratégias para levar o imunizante ao braço do goianiense, como a Maratona da Vacinação, Dias D, funcionamento dos postos de vacinação aos sábados e as vans da VacinAção, que estacionam em praças, terminais, centros comerciais. imunização nas unidades escolares por aí vai”.

Segurança das vacinas


O secretário municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, avalia a adesão do goianiense à campanha de vacinação e chama a atenção para as informações difundidas erroneamente quanto aos imunizantes. “Apesar da média considerável de crianças vacinadas por dia, pedimos aos pais e responsáveis que não deem atenção às notícias falsas, uma vez que as vacinas aplicadas são seguras”.

Pedroso lembra que a capital não registrou eventos adversos para esse público e reforça o papel da vacinação em massa na batalha contra o coronavírus. “É fundamental que os pais levem as crianças, o quanto antes, para receber os imunizantes disponíveis”, completa.

São 13 salas destinadas ao atendimento exclusivo de crianças que recebem doses da Pfizer e da Coronavac. Nesta sexta-feira (25/02), os postos atendem até às 17 horas, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o cartão de vacina, documento pessoal e comprovante de endereço para a primeira dose.

Pais que não possam acompanhar a criança devem assinar o Termo de Consentimento, disponível no site https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/ para apresentação no ato da vacinação.

Segunda dose


A vacinação com a segunda dose do imunizante Coronavac pediátrico foi iniciada na última terça-feira (22/02) e, desde então, 311 crianças completaram o ciclo vacinal. “É importante seguir as recomendações do fabricante e garantir o esquema vacinal completo”, pontua Durval Pedroso.

Feriado


No Carnaval, a Prefeitura de Goiânia disponibiliza o Centro Municipal de Vacinação, localizado na Avenida Edmundo P. de Abreu, no setor Pedro Ludovico, para aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 e a vacinação de rotina das crianças. Horário de funcionamento das 8h às 18h. Atualizações são disponibilizadas no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/