Os admiradores de arqueologia podem fazer uma viagem no tempo, de graça e sem sair de Goiânia. É por meio da exposição “Goiás: 11 mil anos”, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado de Goiás (Iphan-GO). Os visitantes terão acesso a imagens e objetos arqueológicos inéditos com mais de 11 mil anos de história.

“A intenção, e o que eu sempre faço, é tentar me colocar no momento daquelas pessoas quando produziram aquele material arqueológico, tentar entender como eles viviam, as suas comunidades, dá pra voltar muito no tempo. É uma viagem muito importante, esse conhecimento faz parte da nossa história do povo goiano”, explicou Alisson Cabral, superintendente do Iphan Goiás.

A exposição será lançada às 18h desta quarta-feira (24), no Setor Central, e a entrada é gratuita (veja detalhes abaixo). A mostra conta com mais de 100 peças, como pontas de flechas, carimbos corporais e urnas funerárias, disponibilizados por Instituições de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos situadas no estado de Goiás.

“A ponta de flecha é bem rara, é da região de Planaltina de Goiás, em quartzo, e é relacionada aos caçadores coletores e possivelmente ela está na faixa de 11 mil anos atrás”, falou Margareth Souza, arqueóloga do Iphan Goiás

Além do público em geral, grupos de alunos podem visitar a exposição, mas com a agendamento. A mostra vai oferecer atividades de integração, com mediadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Os artefatos são de um sítio arqueológicos de Goiânia, que fica no Setor Vale dos Sonhos, e de sítios de outras 25 cidades. A exposição também apresenta ao visitante uma linha do tempo com principais marcos históricos e períodos vivenciados por homens, mulheres e crianças, e a história de ocupação humana no estado de Goiás.

Mostra Goiás: 11 mil anos

Entrada gratuita
Lançamento: Quarta-feira (24), às 18h
Período de visitação: A partir de agosto (tempo indeterminado)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h – 13h às 17h
Escolas: Necessário agendamento por meio do telefone: (62) 3224-1310
Local: Superintendência do Iphan-GO – Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, nº 210, Setor Central, Goiânia

G1 Goiás